OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

V Batalha do Pulador - 2010


V BATALHA DO PULADOR - 2010



No próximo dia 24 de Outubro, às 14.30 hr teremos a V Encenação da Batalha do Pulador, que será encenada pelos Cavaleiros do Mercosul, Brigada Militar e Tradicionalistas representados por Centro de Tradições, Grupos e Piquetes de Cavaleiros de Passo Fundo e da Região. Para o êxito do evento os organizadores estão tendo o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Academia Passo-Fundense de Letras, 7ªRT, entidades sociais, comércio e indústria e da imprensa.

As rádios de Passo Fundo já estão fazendo chamadas, inclusive para os interessados em desempenhar os papéis de figurantes.

No dia anterior (23), as 14:30 hr, haverá a reprodução do desfile realizado pelo Gal. Gomercindo Saraiva e suas tropas, juntamente com o Gal. Prestes Guimarães, no dia que antecedeu a batalha (26/06/1894). Eles seguiram pela rua do Comércio, hoje Av. Brasil , em direção ao Pulador. Para enriquecer o espetáculo, tambem desfilarão as tropas governistas, bem como a Cruz Vermelha e os saqueadores.


O objetivo é levar ao conhecimento do público presente, as razões da deflagração da Revolução Federalista de 1893, e da Batalha do Pulador, o maior combate do Brasil e da própria Revolução, onde morreram mais de mil combatentes e inúmeros feridos, entre Maragatos ou Federalistas e Pica-Paus, ou tropas governistas. A V Encenação pretende mostrar desde a chegada do General Gomercindo Saraiva, recebido por Prestes Guimarães, o acampamento no rio Pinheiro Torto junto a Capela de São Miguel, até a deflagração da Batalha, acontecida a 27 de junho de 1894. 

A Encenação é uma forma inteligente de levar ao conhecimento do público, as razões do conflito, colaborando para que as pessoas sejam esclarecidas sobre esta parte da história acontecida há 116 anos, perdida no tempo, cujo resgate, com a ajuda de muitos e por iniciativa dos Cavaleiros do Mercosul, vem à memória do grande público através da própria encenação. Esse espetáculo de cunho cultural servirá para alavancar o turismo receptivo em nossa região. É sem dúvida a maior encenação, em número de participantes, em campo aberto realizada no Brasil. 

Na última Encenação, um público estimado em 20 mil pessoas se fez presente, onde mais de 600 figurantes encenaram o espetáculo, com o objetivo de resgatar a cultura e levar um fato histórico pouco conhecido do grande público.





Serviço :
Haverá almoço e lanche no local, arquibanca e banheiro químico.
Ingresso : Gratuíto
Estacionamento : R$ 2,00
                                                                 
Marco do Pulador 



HISTÓRICO GRUPO CULTURAL E TRADICIONALISTA
CAVALEIROS DO MEROCSUL

Entidade criada em 1995, denominada Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Mercosul, juridicamente constituída com sede em Passo Fundo, cujos objetivos, dentre outros, é de desenvolver os estudos realizados pela Universidade de Passo Fundo, de que os caminhos mais curtos entre São Paulo e Buenos Aires, interior do Uruguai e Chile é passando pela região do Planalto Médio.

A fim de tornar conhecido o estudo resolvemos mapear o trajeto a pata de cavalo, para isso, em 1995 realizamos a Cavalgada de Passo Fundo a Buenos Aires, passando pelo interior do Uruguai, de 1.310Km., durante 30 dias, com reuniões e encontros com autoridades divulgando a nova rota do Mercosul.

Em 1997 realizamos a Cavalgada de Passo Fundo a São Paulo, a fim de completar a rota, durante 23 dias percorremos 930 Km., integrando os povos por onde passamos, com reuniões com a autoridades e a sociedade civil de Estados e cidades.

Em 1998 realizamos com a mesma finalidade a Cavalgada de Passo Fundo, São Borja e Santo Tomé, na Argentina, num total de 410Km., atravessando a ponte da amizade, sendo os primeiros cavaleiros a realizar essa travessia, onde fomos hóspedes oficiais de São Borja e Santo Tomé.

Em 1º de janeiro de 2000 saímos de nossa cidade, do trevo em frente à Universidade de Passo Fundo, onde erigiram um Monumento em homenagem ao nosso grupo, a Cavalgada de Passo Fundo a Vinã Del Mar, no Chile, passando pela Argentina, atravessando os Andes a mula, após Santiago e, finalmente, em 28 de fevereiro chegamos a Vinã Del Mar, banhada pelo Oceano Pacífico. Em 60 dias percorremos 2.550Km., no lombo de nossos cavalos. Fomos recebidos na embaixada do Brasil, intendência de Santiago, por autoridades argentinas e chilenas, com a mesma finalidade de tornar a rota do MERCOSUL pelo interior conhecida, bem como integrar material, filosófica e espiritualmente povos da América do Sul.

Nossos objetivos também têm cunho reivindicatório, em defesa do resgate da cidadania e em defesa da democracia, bem como, o que for melhor para o Rio Grande, Brasil e os brasileiros.

Promovemos um movimento para resgatar os restos mortais de Anita Garibaldi para o Brasil, realizando a Cavalgada de Passo Fundo a Laguna, Santa Catarina, fazendo contatos com a Itália, onde Anita é heroína; estando esse assunto em andamento.

Realizamos a Cavalgada de Passo Fundo a Palmeira das Missões, em parceria com o Sindicato Rural e FARSUL, concluindo com um encontro de deputados em Palmeira, com a finalidade de ser liberado o plantio e a comercialização da Soja Transgênica, que hoje é uma realidade.

Em 2007 realizamos a cavalgada Revolução Pela Palavra - Cavalgada em Defesa da Ética, da Moral e dos Bons Costumes na Política, de Passo Fundo a Porto Alegre, com a entrega da “Carta do Rio Grande” a Governadora no Palácio Piratin.

Inúmeras cavalgadas por municípios da região, sempre levando nossa bandeira, o tradicionalismo, a família, a mora, o homem a cavalo. Assim já somamos mais de 11 mil quilômetros percorridos a cavalo.

Para saber mais sobre os motivos da Revolução acesse :

Vídeo da IV Encenação da Batalha

Chamada da V Encenação

-- 
Atenciosamente

Hilton Luiz Araldi
Print Jet Informática Ltda
Rua Bento Gonçalves 53 - sala 06
99010-010 - PASSO FUNDO - R S
CNPJ 04952648/0001-19
I.E. 091/0243948
FONE 54 3045 6411 - 8111 2162


Fonte Blog Rádio Terra Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares