OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Marcello Caminha Lança o DVD VIOLÃO GAÚCHO - Vídeo Aulas






O violonista e compositor Marcello Caminha está lançando o DVD VIOLÃO GAÚCHO. Trata-se de uma Vídeo Aula que fala sobre a forma como são tocados no violão os principais ritmos musicais utilizados na Música Nativista do Rio Grande do Sul.Além do aspecto didático, o DVD VIOLÃO GAÚCHO traz um resgate histórico dos usos e costumes da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, através de personagens, causos e “lidas de campo”, característicos da cultura daquela região.
DVD VIOLÃO GAÚCHO é uma produção da Caminha Produções Artísticas Ltda, comercializada somente na loja virtual  www.marcellocaminha.com.Parte da renda arrecadada com as vendas tem caráter beneficente, onde cada DVD vendido é revertido em um litro de leite, entregue nas entidades assistenciais de Porto Alegre.O DVD VIOLÃO GAÚCHO é a primeira Vídeo Aula musical produzida no Rio Grande do Sul.
Por Marcelo Caminha  





Em 2002 comecei a dar aulas de violão em Porto Alegre. Desde o início, direcionei o material didático para a música regional gaúcha, entendendo que, além de ser o estilo que eu me sinto mais à vontade para tocar, eu estaria sendo mais útil como professor, uma vez que, em outros estilos, existem vários bons professores em Porto Alegre. Daí vieram os alunos e a maior solicitação sempre foi aprender a tocar os ritmos musicais gaúchos no violão. Bom. aí surgiu um problema: como formatar didaticamente esse material que é tão subjetivo e sobre o qual existem tão poucas referências na literatura do violão? Então, comecei a analisar calmamente o jeito como EU toco ritmos gaúchos no violão. Foram vários anos de auto-observação, até que eu cheguei ao ponto de conseguir registrar graficamente todos os movimentos que eu faço na mão direita quando toco os ritmos. Bem. já estava meio caminho andado mas o problema perdurava: como dar uma forma didática a isso tudo? Então, criei um sistema próprio que intitulei SISTEMA DOS ELEMENTOS, que estuda passo a passo cada movimento realizado pela mão direita na execução de um ritmo musical. Dai a coisa ficou mais fácil e finalmente consegui tornar o assunto "ensinável". Alguns alunos eventualmente filmam as minhas aulas. Então, comecei a acumular vídeos gravados em DVD e posteriormente presenteados por alunos. Um belo dia pensei: "bom, acho que tá na hora de compartilhar esse material com mais pessoas, principalmente aquelas que não têm acesso às aulas. Vou produzir uma Video Aula". Mas eu não queria simplesmente um vídeo didático e sim um material que mostrasse a cultura gaúcha associada ao violão, defendendo a minha teoria que que a "gauchada" tem um jeito próprio de tocar o violão que é muito relacionado à rusticidade que vem do campo. Para isso, fui buscar um lugar que me desse os subsídios necessários para a produção deste trabalho. Ficamos uma semana lá na Estância da Vertente, gravando de noite e campereando de dia, registrando tudo...cada momento. Registramos imagens de campo belíssimas, que me levaram a incluí-las no material, criando um capítulo à parte, só sobre a lida de campo. Tudo isso resultou no DVD que intitulei Video Aula VIOLÃO GAÚCHO. Quem vai dizer mais é cada um de vocês, quando assistir. A mim, coube a grata satisfação de produzir este trabalho e a certeza de estar contribuindo para a preservação da Cultura Gaúcha. Bom estudo a todos!



LANÇAMENTO OFICIAL DA VIDEO AULA VIOLÃO GAÚCHO EM CAXIAS DO SUL
DATA: 13 DE OUTUBRO DE 2010HORÁRIO: 20:30HLOCAL: TEATRO DA UCSINGRESSOS À VENDA A R$ 20,00 NO GALPÃO DO TIO CI A PARTIR DO DIA 15 DE SETEMBRO.
INFORMAÇÕES: 51 - 9963 0570




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares