OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

sexta-feira, 15 de outubro de 2010


 


 I - DA ORGANIZAÇÃO, LOCAL E DATA.

Art.1º - O EVENTO: Elaboração e aplicação do projeto aos alunos dos 3º Anos do Ensino Médio, do I.E.E. Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha, na disciplina de Sociologia, com o objetivo de desenvolver a capacidade de promover junto à comunidade um evento tornando os alunos cidadãos atuantes frente a um mercado de trabalho que requer empreendedorismo e cidadania, dando desta maneira continuidade as edições anteriores do projeto, valendo-se da data de comemoração dos 60 anos de aniversário da Escola.
DATA: 19, 20 e 21 de Novembro de 2010.
LOCAL: Ginásio da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha
HORÁRIO: início 20 horas (o credenciamento dos concorrentes acontecerá somente das 08h30min às 12h30min)

 II DOS OBJETIVOS DO FESTIVAL

Art.2° - Despertar o interesse pela temática campeiro/nativista, valorizando os talentos do município, da região e do estado, desenvolvendo o gosto pelas criações mais identificadas com o regionalismo gaúcho.
a)      Incentivar a criatividade artística de compositores e intérpretes de canções com letras e músicas ligadas a temática gaúcha do Rio Grande do Sul e da Pampa;
b)       Favorecer a revelação de novos talentos e facilitar a difusão de suas realizações artísticas estudantis;
c)       Promover a emulação sadia entre artistas, grupos ou conjuntos, compositores e intérpretes dedicados ao culto da música gaúcha do Rio Grande do Sul e Mercosul;
d)      Valorizar os ritmos tradicionais do Rio Grande do Sul, de modo a poder integrá-los ao conjunto da cultura musical do Brasil, assegurando ao estado a importância que lhe compete no contexto nacional;
e)      Incentivar a participação Estudantil visando conhecimento, integração e disciplina.
f)      Premiar e difundir as composições destacadas no evento;

 III - DA ADMINISTRAÇÃO

Art.3°- A Vertente da Canção Nativista Estudantil terá sua administração a cargo de uma Comissão Organizada composta por alunos dos terceiros anos do Ensino Médiodiurno, pela Comunidade Escolar, pelas professoras Ana Eliza Pereira Ventimiglia, coordenadora do projeto, pela professora Dionéia de Macedo , Dóris Müller  e Sirienu Rocha Filho na disciplina de Sociologia, com o apoio da Direção, CPM e Comunidade do I.E.E. Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Art.4° - Compete a Comissão Organizadora:

a) Escolher e convidar as pessoas que deverão integrar o júri, composto de cinco nomes de reconhecida idoneidade e autoridade, ao qual caberá o julgamento dos trabalhos;
b) Receber as inscrições para o festival;
c) Credenciar todos os participantes do evento, desde que os mesmos compareçam à comissão para tanto destacada;
d) Fixar os valores pelos ingressos;
e) Convidar artistas e/ou grupos para se apresentarem durante os dias do evento;
f) Administrar os recursos que lhe forem colocados à disposição, tanto por órgãos públicos, entidades da comunidade ou as próprias receitas;




g) Elaborar relatório final do Projeto com balanço da respectiva receita e despesa;
h) Constituir tantas subcomissões quantas julguem necessárias para auxiliarem no desempenho das diversas atividades do festival;
i) Determinar o critério de elaboração de planilha de julgamento das competições a serem usadas pela Comissão Julgadora;
j) Resolver as questões omissas neste regulamento.



 IV – DA PARTICIPAÇÃO



Art.5° - Desde que obedecida à temática e estando regularmente inscritos, poderão participar da 5ª Vertente da Canção Nativista Estudantil de Sant’Ana do Livramento:
a)      Intérpretes: Obrigatoriamente Estudantis;
b)      Músicos: Desde que sejam amadores poderão participar livres da qualidade de serem estudantes e no máximo dois profissionais por música;
c)      Estão aptos a participar da 5ª VERTENTE DA CANÇÃO NATIVISTA ESTUDANTIL os estudantes que residam em outros municípios, com a condição de estarem representando seu Estabelecimento de Ensino, comprovando sua atual frequencia, através de um atestado com a comprovação do mesmo e estando em sua devida categoria.
d)      Haverá a premiação BRAVA GENTE ESTUDANTIL, sendo que para concorrer, os inscritos deverão ser todos estudantes, obrigatoriamente, ou seja, além do intérprete, o letrista e todos os músicos que forem a palco deveram comprovar com atestados dos seus estabelecimentos de ensino e enviar juntamente com a inscrição. Será necessário que na ficha de inscrição os concorrentes assinalem a opção e enviem juntamente com o material os atestados de cada participante na condição de aluno, impreterivelmente.
e)      Serão considerados para o festival como Estabelecimentos de Ensino: escolas municipais, estaduais, federais e particulares, conservatórios musicais, cursinhos pré-vestibular, cursos técnicos e de preparação para as forças armadas, etc...
f)      Melhor Instrumentista: para poder concorrer à premiação, deverá apresentar atestado de frequencia de seu estabelecimento de ensino para Comissão Organizadora.

Art.6° - Os intérpretes serão divididos nas categorias:

a)            MIRIM até 13 anos;
b)            JUVENIL de 14 a 17 anos;
c)            ADULTA de 18 em diante;
d)            UNIVERSITÁRIA (livre, desde que seja comprovada a frequencia do aluno na entidade de ensino).
·          As idades mínimas e máximas referidas no artigo, serão até o dia do término da inscrição (6 (seis) de NOVEMBRO de 2010).
Art.7° - Cada compositor ou grupo poderá apresentar inúmeras composições, sendo que apenas duas poderão ser pré-selecionadas na triagem do festival, assim como o intérprete que poderá defender apenas duas músicas por categoria.
Art.8° - Os músicos terão liberdade de apresentar-se em quantas composições desejrem.
Art.9º - As composições apresentadas deverão ser inéditas, ou seja, não poderão ter recebido premiação em nenhum festival, 

assim como não terem sido divulgadas em disco de qualquer natureza até a data do mesmo, correndo o risco em caso contrário ser desclassificada, assim como o intérprete que se estiver em outra composição classificada não poderá defendê-la.

Art. 10° CATEGORIA AMADORA INSTRUMENTAL – INÉDITO LIVRE nos gêneros: Chacarera, Chamamé, Valseado, Milonga, Xote, Rasguido Doble, Tango, Chamarra, Chimarrita, Bugio, Vanera e Rancheira.

a) Podem participar nesta categoria músicos amadores ESTUDANTES (comprovadamente com atestado de sua Instituição datado com mês de novembro), sendo que o grupo devera ter no mínimo 3 (três) e no maximo de 8 (oito) componentes (independente de faixa etária).
b) A composição deverá ter o tempo desde sua chamada ao palco até o final da apresentação: 8 (oito) minutos.

Art. 11° - Para ser triada a composição deverá ser enviada em cd ou dvd, na voz do intérprete que irá defender a composição em palco no dia do Festival e com registro claro de gravação, juntamente com cinco cópias datilografadas da letra dentro do prazo limite: Dia 6 de NOVEMBRO de 2010.

·          As cópias datilografadas das letras das músicas não deverão conter nome de autor e compositor, para que a avaliação seja fidedigna.
·          A ficha de inscrição, termo de obrigatoriedade de comparecimento e o atestado de comprovação de estudo, devidamente preenchidos e assinados pelo inscrito (intérprete e compositor), ou mesmo da  CATEGORIA INSTRUMENTAL AMADORA LIVRE deverá ser entregue na mesma data limite, sendo que ambos em envelope lacrado, em mãos para a Comissão Organizadora ou nos seguintes endereços:



5ª VERTENTE DA CANÇÃO NATIVISTA ESTUDANTIL
I.E.E. PROF. LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA
À DIRETORA  JANDAHIR PEREIRA CURBETI
PROFESSORAS ANA ELIZA PEREIRA VENTIMIGLIA,
DIONÉIA MACEDO FERNANDES,
RUA GENERAL CÂMARA 2411 – CEP 97574-290
SANTANA DO LIVRAMENTO – RS
OU À ANA ELIZA PEREIRA VENTIMIGLIA
Rua: JOSÉ AMÉRICO DOMINGUES N°96 – CEP 97574 – 710
SANTANA DO LIVRAMENTO - RS




Art. 12° - Após a inscrição, o autor ou autores não poderão divulgar nos meios de comunicação sua composição sob pena de desclassificação.

Art. 13° - O autor que apresentar mais de uma composição deve enviá-las em CD individual e corretamente identificada.

Art. 14° Assegura-se aos concorrentes inteira liberdade de escolha de instrumentos, bem como no arranjo e intérpretes, desde que não firam as características do festival.
Art. 15° - Cada composição terá no máximo sete componentes em palco. As músicas deverão ter no máximo 08 (oito) minutos, desde seu trabalho de palco entre a chamada e a apresentação, sob pena de perda de pontos.

Art. 16° - Os MÚSICOS E INTÉRPRETES deverão apresentar-se no palco devidamente pilchados:
a)      Não se faz exigências quanto ao tipo de indumentária gauchesca, admitindo-se aqueles que optarem por trajes de época/ou trajes típicos do MERCOSUL.
b)      Salienta-se que na indumentária feminina, é vedada a bombacha e o xiripá.
c)      Salienta-se que será proibido o uso de camisetas e camisas pólo.
Art.17° - Estará disponível em palco uma bateria fixa, para o uso dos concorrentes, caso dela precisarem, sendo responsabilizado por algum dano causado à mesma.          
V DA PRÉ SELEÇÃO, TRIAGEM E AVALIAÇÃO.
Art.18° - Após o término do prazo para a inscrição dia 6 de novembro, será realizada a pré-seleção e triagem com a finalidade de escolher as composições que concorrerão no festival Vertente da Canção Nativista Estudantil, no blog do festival http://vertentenativista.blogspot.com/
Art. 19° - A pré-seleção e triagem serão feitas por uma comissão avaliadora de reconhecida capacidade, indicada pela Comissão Organizadora do Festival, a qual decidirá soberanamente. 

Art. 20° - Os autores das composições classificadas serão avisados em tempo hábil (05 dias antes do festival);

Art. 21° - As composições deverão ter sua passagem de palco e som das 10h às 17h do dia 19 e 20 de novembro de 2010. (Cada composição terá 15 minutos (quinze), para efetuar a passagem de som que acontecerá por ordem previamente estabelecida pela Comissão Organizadora e divulgada no blog da vertente http://vertentenativista.blogspot.com/), não se responsabilizando pela omissão dos concorrentes.
Art. 22° - A Comissão Organizadora não se responsabilizará por composições que não sejam ensaiadas no horário previsto. Sendo que o não comprimento acarretará na perda de pontos na avaliação (a critério dos jurados).
a)      A ordem de passagem de som, será a ordem de chegada dos músicos e interprete no local do evento, sendo que deverão procurar a comissão para o registro de chegada da mesma.
b)      A comissão irá indicar a ordem em que deverão realizar a passagem de som, não se responsabilizando se na hora em que forem chamados, os mesmos não compareçam no palco.
Art. 23º - Os concorrentes, menores de 18 anos, deverão estar acompanhados dos  pais ou responsável legal, eximindo-se os organizadores de qualquer responsabilidade referente aos mesmos.
Art. 24º - Serão selecionadas 06 (seis) músicas em cada Categoria de Intérpretes que irão ao palco na sexta-feira e no sábado dia 19 e 20 de novembro  sendo que destas somente quatro passarão para a final no dia 21 de novembro, onde serão apresentadas de acordo com a ordem estabelecida pela Comissão Organizadora.
Art. 25º - Os intérpretes serão avaliados nos seguintes itens: fidelidade à letra, interpretação, ritmo, afinação e postura cênica. O intérprete que cantar lendo a letra da música perderá pontos na avaliação (á critério dos jurados).
Art.26° - O julgamento das composições será de exclusiva responsabilidade da Comissão Julgadora. Esta avaliará cada uma delas de acordo com a observância do horário de apresentação pública, letra, melodia, interpretação, arranjo, conjunto instrumental, apresentação de 

palco, tempo de duração da apresentação e indumentária, bem como a postura de cada participante no palco;

Art.27º - É vedada a utilização das músicas vencedoras de outros festivais neste evento.
Art.28º - É vedada a utilização das músicas vencedoras da VERTENTE DA CANÇÃO NATIVISTA ESTUDANTL, em outros festivais amadores.
Art.29º - Para maiores informações tratar pelos telefones (55) 3243- 2274, (55)9981 4856 com Ana Eliza Ventimiglia, (55) 3242 4305 com Dionéia de Macedo, 55) 3244-1258 Sirineu Rocha Filho ou 84056838 \3241-5381  Pedro Lima (Presidente da 5ª Edição)
                       
VI – DA PREMIAÇÃO
CATEGORIA MIRIM - Troféu LENÇO BRANCO + Premiação em dinheiro               1° lugar      2°lugar        3ºlugar
CATEGORIA JUVENIL
Troféu EDUARDO DOS SANTOS SIMÕES PIRES + Premiação em dinheiro      1° lugar    2°lugar        3ºlugar
CATEGORIA ADULTA – TROFÉU PAIXÃO CORTES + Premiação em dinheiro              1° lugar                      2°lugar        3ºlugar
CATEGORIA UNIVERSITÁRIATROFÉU DANIEL CAVALHEIRO+ Premiação em dinheiro   1° lugar        2°lugar        3ºlugar
Categoria Somente EstudantesTroféu BRAVA GENTE ESTUDANTIL

CATEGORIA AMADORA INSTRUMENTAL – INÉDITO LIVRE-
TROFÉU Renato Borghetti - 1° lugar 2°lugar    + Premiação em dinheiro 

Melhor Intérprete - TROFÉU MAURÍCIO OLIVEIRA + Premiação em dinheiro
Obs: Este Troféu sempre receberá o nome do vencedor da modalidade Melhor Intérprete da Edição Anterior
Melhor Instrumentista - TROFÉU LUIS CARDOSO + Premiação em dinheiro
Melhor Grupo CaracterizadoTROFÉU AQÜÍFERO GUARANI-Melhor Água do Mundo
Melhor Torcida – TROFÉU FRONTEIRA DA PAZ
Música Popular – TROFÉU NELSON CARDOSO
Melhor Poesia – TROFÉU MARTIN FIERRO
Melhor Grupo Instrumental – TROFÉU OS VAQUEANOS
Melhor Arranjo - TROFÉU FABRÍCIO HARDEN
Destaque por categoria - TROFÉU Dr. CARLOS URBIM
Melhor Vocal - TROFÉU OS ANDARILHOS
CAMPEÃ DAS CAMPEÃS – Melhor das Melhores -Troféu ÁGUIA ESTUDANTIL –“Professor LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA” 


Comissão Organizadora

Presidente: Pedro Ribeiro Lima
Vice-Presidente: Matheus Moraes Cabreira
Coordenador Geral: Nelson Nicolas Duarte Pereira dos Santos
Tesoureira: Vanessa da Silva Aquino
Secretários: Francielen Ocaña, Gabriela Silva e Vanessa Oliveira



5ª Vertente da Canção Nativista Estudantil
I.E.E. Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Projeto de Sociologia: Professores Dóris Müller e Sirineu Rocha Filho
Turmas de 3° Ano do Ensino Médio – Ano 2010


Ficha de inscrição n°.......................... (este campo será preenchido pela comissão organizadora)

CATEGORIA INSTRUMENTAL AMADOR LIVRE (nesta categoria preencher somente item 1)
Nome da Composição: ..........................................................................................................................
Ritmo: ..............................................................................................................................................................

1-Autor da Música: ........................................................................................................................................
Telefone: ..........................................................................................................................................................
Endereço: .........................................................................................................................................................
E-mail: ..............................................................................................................................................................

2-Autor da letra: .............................................................................................................................................
Telefone: ..........................................................................................................................................................
Endereço: .........................................................................................................................................................
E-mail: ..............................................................................................................................................................

3-Nome do Intérprete: ...................................................................................................................................
RG: ................................ Data de Nascimento: __/__/____   Idade: .................................
Endereço: .........................................................................................................................................................
E-mail: .............................................................................................................................................................. Telefone: ..........................................................................................................................................................

4-Entidade de Ensino que representa: .........................................................................................................
Série: ....................... Semestre: ................................ Curso: .....................
Cidade: ...................................................................
Categoria: ............................................................................................
Concorrer ao Troféu Brava Gente Estudantil: (   )Participar    (    ) Não Participar
Obs.: .................................................................................................................................................................
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Termo de Obrigatoriedade:

Eu ................................................................................................................................ COMPOSITOR DA LETRA ............................................................................. portador (a) de RG n° ....................................................... e    de Inscrição nº.................................... me comprometo através deste em comparecer a 5ª VERTENTE DA CANÇÃO NATIVISTA ESTUDANTIL que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2010 no Ginásio do I.E.E. Prof. Liberato Salzano V. da Cunha, aguardando o contato da Comissão Organizadora caso o material inscrito seja aprovado pela comissão avaliadora (triagem), dentro do Regulamento do Festival. Assim como autorizo a mesma a gravar a composição se classificada, numa possível edição de CD.
             
Concordo com os tópicos acima relacionados.

_________________________
Assinatura do Participante







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares