OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Poesia Pampeana

Buenas meus amigos , tenho traduzido textos , fotos e vídeos que jugo de fundamento para compartilhar com os amigos , achei este texto que o poeta Xirú Antunes escreveu no Quarto de Ronda jornal e Blog !
A foto é um retrato que registrei durante a participação do Xirú no 26º Reponte em São Lourenço do Sul .


BLOG QUARTO DE RONDA


SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2008


Influência arabesca na poesia pampeana

Xirú Antunes


Há uma doutrina da revelação poética que afirma que a poesia , em suas mais altas formas, revela alguma coisa estranha que se esconde na natureza da realidade.
O exemplo é Garcia Lorca que encontramos este ponto de vista:”Todas as coisas tem seu mistério, e a poesia é o mistério que todas as coisas tem.”

A poesia pampeana é muito rica em elementos poéticos, há um a relação quase inconsciente com a poesia árabe, seus princípios filosóficos são os mesmos , talvez devido as condições de deserto , pontos comuns , apenas um verde, outro branco, mas as dificuldades eram quase as mesmas . As reuniões em volta do fogo , os Yaravis, enfim,aqui o cavalo , lá também, e outras tantas coisas comuns entre estes povos.
Além disso, a península ibérica foi dominada mil anos pelos árabes e depois estes povos , portugueses e espanhóis estiveram por oitocentos anos no Brasil, no sul, na Colônia de Sacramento, Uruguay e Argentina.
A forma poética veio junto , e o sangue arábico-espanhol predominante destes povos, no gaúcho foi assimilado e aculturado. Daí a filosofia tão rica e espirituosa do gaúcho. Exemplificação: um historiador encontrou um árabe em meio uma cidade da arabia e perguntou:
- Você é poeta? Qual a forma e o espírito do seu verso?
- Temos dezesseis formas e um só espírito, a poesia é mais rica que as arvores do islã, apaga nossa sede como um manancial e nos refrigera como uma floresta.

A titulo de ilustração, algumas palavras de origem árabe:
Açude: do árabe aç-çudAlazão- alazanChergão: xarconBadana; battanaXaropear: xarabe: lambedor
Publicada na 19ªEdição

fonte:www.campoealma.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares