OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Os jurados da 21ªTafona da Canção Nativa


Geraldo Trindade Pereira Nunes
Intérprete, poeta, compositor, violonista, contrabaixista e arranjador, é participante ativo do círculo dos Festivais Nativistas, onde amealhou diversas premiações, como melhor intérprete, melhor arranjo, musica mais popular, bem como alguns 3º, 2º e 1º lugares, participando, ainda, como jurado em vários certames do gênero, como, por exemplo, o Carijo de Palmeira das Missões e a Estância de São Gabriel.
Na noite da Capital, por quase vinte anos, apresentou-se em todas as grandes casas nativistas que lá haviam.
Antes disso, incursionou pela MPG, estilo claramente influenciado pela MPB, porém mesclada com toques e sotaques gaúchos, latinos e centro-americanos.

Também explorou o estilo litorâneo gaúcho, particularmente em Torres, em meados dos anos 80, e, mais recentemente, na própria Tafona da Canção, onde defendeu a composição "Canhambóra", que é um claro exemplo da influência dos ritmos afros na cultura e musicalidade do nosso litoral.
Também é advogado, com ênfase nas causas cíveis e, particularmente, nas causas envolvendo Direitos Autorais. Sendo um apaixonado por história e pelo folclore gaúcho e latino-americano, está sempre em busca de novas fontes de pesquisa para seu aprendizado.

Tem dois CD's solo gravados pela Gravadora ACIT:
- Geraldo Trindade
- Voltando pra casa
além de participação em mais de uma centena de discos de festivais!

Giani Schmidt da Silva (Giani Payador)
Intérprete, compositor, violonista, professor de música, estudioso da música latino-americana e da música de origem indígena. Participa ativamente de festivais no noroeste do Estado e no Estado do Paraná como intérprete e integrante de comissões avaliadoras. Por muito tempo canta as canções gaúchas na cidade de Brasília/DF com seu Irmão o músico Beto Gonzales mostrando a cultura riograndense.


João Máximo Galarce de Oliveira (João Cruzeira)
Músico atuante. Acordeonista e autor de composições musicais do gênero gauchesco e nativista. Muitas delas já gravadas por ele próprio, e também por reconhecidos conjuntos, músicos gaúchos e, até mesmo, de outros estados que se identificaram com sua obra musical.Participação como instrumentista e, por diversas vezes, como participante de Comissões Avaliadoras, em conceituados festivais de música gaúcha e nativa realizados no Rio Grande do Sul.Organizador da 3ª edição do festival ’Canto dos Sete Povos’, realizado em São Luiz Gonzaga e tem como principal objetivo o resgate da musicalidade gaúcha- missioneira e nativa.

Reginaldo Gil Braga
Possui graduação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). com período na Universidade da California-Los Angeles/ Department of Ethnomusicology em Modernidade Religiosa entre Tamboreiros de Nação: concepções e práticas musicas em uma tradição percussiva do extremo sul do Brasil

Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música, batuque, experiência no campo, processos de ensino-aprendizagem e tamboreiros de nação.

Carlos Omar Villela Gomes
Advogado, poeta, compositor, uruguaianense, residente em Santa Maria. Integrante efetivo do movimento nativista gaúcho, tem cerca de 450 composições e poesias com registro fonográfico, sendo premiado em diversos eventos, tais como a Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana; Reponte da Canção, de São Lourenço do Sul; Minuano da Canção, de Santa Maria, entre vários outros, atuando também como jurado em diversos eventos poético-musicais.

Em 1997 recebeu o Troféu Vitória, prêmio concedido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul aos destaques no nativismo, sendo premiado na ocasião como melhor letrista do ano. É vencedor por dois anos consecutivos do Concurso Estadual de escolha da Música-Tema da Semana Farroupilha, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, em 2005 com a composição “Gaúcho Sentimento” e em 2006 com “Tradição de Glória”, ambas em parceria com Érlon Péricles. Membro do Galpão da Poesia Crioula de Santa Maria, da CAPOSM(Casa do Poeta de Santa Maria) e da AUL(Academia Uruguaianense de Letras). Possui CD com suas composições, lançado pela gravadora USA DISCOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares