OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Retorno da Reculuta




A Reculuta da Canção Crioula é um consagrado festival de música crioula do Rio Grande do Sul, criado em 1982, em Guaíba. Entre os fundadores, que organizaram as duas primeiras edições, destaque para os tradicionalistas Gaston Leão, Paulo Lobato e José Cláudio Machado. Da terceira à quinta edição, o evento foi promovido pela Prefeitura de Guaíba, na gestão de Nelson Cornetet, seguindo sob a coordenação da Associação Cultural Reculuta até 2007, quando foi realizada pela última vez. A maioria dos eventos aconteceu no Ginásio Coelhão.

O Festival se tornou conhecido em todo o Estado pela sua essência nativista. Foram 18 apresentações, reunindo e lançando músicos de todos os cantos do Rio Grande, destacando Luiz Marenco, Joca Martins e Cristiano Quevedo, entre outros expoentes da música gaúcha.

A Associação Cultural Reculuta, a Prefeitura de Guaíba, lideranças e diversos tradicionalistas do Município estão dispostos a se unir para resgatar este grande festival, que coloca Guaíba entre os municípios mais importantes do Estado na promoção da cultura riograndense. A ideia é organizar a 19ª edição em 2012.

Essa semana, o presidente da Associação Cultural Reculuta, Nei Fernando Villanova, concedeu entrevista à Gazeta Centro-Sul, mostrando-se entusiasmado com a disposição da sociedade guaibense e do poder público em resgatar o importante festival. Villanova disse que o primeiro passo é reunir as pessoas interessadas na retomada do evento e começar a trabalhar por meio de parceria com o poder público.

De acordo com Nei, o custo estimado para a realização do Festival, com a gravação de CD, é de aproximadamente R$ 100 mil.

O que diz a Setudec

Em entrevista à Gazeta, a secretária Cláudia Mara Borges, da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura (Setudec), disse que o Município tem interesse na retomada do Festival e anunciou que, em breve, deverá estar se reunindo com membros da Associação Cultural Reculuta para construírem juntos uma estratégia a fim de viabilizar a realização do evento no ano que vem. “Eu entendo que este Festival é muito importante pela visibilidade que traz ao Município”, ressaltou Cláudia.

Contato

Interessados em fazer contato com a Associação Cultural Reculuta pedem ligar para 8422.6228, com Nei, ou 9899.3620, com Cattani.

Foto: Arquivo/GCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares