OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

domingo, 17 de abril de 2011

LINHAGENS CHILENAS 1ª PARTE




QUEBRADO




Por João Vicente Brasil Sá

PRIMEIRA PARTE

O primeiro cavalo com sangue chileno a entrar no Brasil, chamava-seChileno Sepulturas, foi criado porGonzalo Torres e era filho de Santa Isabel Farrera, égua presenteada ao criador argentino pelo seu amigo e então administrador da Cia. Agrícola Chilena, Alberto Araya Gómez. Suas primeiras crias nasceram no ano de 1964.
Torna-se quase impossível falar em linhagens chilenas do lado de cá da cordilheira dos Andes, sem que nos lembremos destes dois visionários, maiores responsáveis pela difusão desta linhagem fora dos limites geográficos do Chile e pela demarcação de um novo ciclo na criação de cavalos crioulos.
Nos anos 60 Gonzalo Torres montado nos filhos de Paleta Sepulturas, ou La Invernada El Paleta, se assim quisermos, em conjunto com os irmãos EsevichLucio e Manuel Ballester entre outros, inicia na Argentina um movimento que mudaria por completo aquilo que hoje conhecemos como Raça Crioula.
Em um contraponto a valorização quase que exclusivamente morfológica, que era o que ocorria naquele momento, pregavam que os cavalos deveriam ser montados e provados em provas funcionais e não só apresentados pelo cabresto na disputa por prêmios. Vale lembrar que muitos dos animais mais valorizados e premiados naquela época não eram nem sequer domados, condição que se repetia em seus filhos e geração após geração. Este tipo de seleção gerava em muitos casos produções de animais que embora tendo sido distinguidos com os mais importantes prêmios nas exposições, produziam descendentes que ao serem domados mostravam-se medíocres como animais de sela.
Criaram através do seu esforço pessoal provas campeiras que foram apresentadas em Palermo em um domingo chamado porGonzalo Torres de um dia “inolvidable”.


Esta iniciativa gerou as paleteadas, provas de rédeas e foi impulsionadora dos movimentos funcionais dos países do Prata.
Como se pode imaginar, esta mudança de parâmetro de avaliação foi bastante combatida pelos criadores que tinham já definido um modelo de trabalho e que conquistavam os maiores prêmios e reconhecimentos avaliando seus animais somente pela sua morfologia.
Este processo gerou por parte de alguns criadores tradicionais uma reação, não submetendo seus animais a este processo de avaliação e por analogia existindo uma depreciação por parte destes às linhagens importadas do Chile.
Alguns anos depois, no final da década de 70, eclodiu em nosso estado por iniciativa pioneira de criadores da cidade de Jaguarão, um movimento que culminaria com as famosas Exposições Funcionais.
Nesta mesma década, mais precisamente no ano de 1972, outros visionários, Dr. Luis Bastos e Flávio Tellechea, compram em Palermo, aquele que seria o primeiro cavalo nascido no Chile a vir para o Brasil,La Invernada Aniversário.
Logo após, chega Tren Tren Arrebol, e, em 1976 na exposição de Esteio, os criaderos La Invernada de Alberto Araya Gómez e Pozo Azul de Carlos Noguera trazem três produtos que são aqui comercializados: Pozo Azul Chacao, La Invernada El Buitre e La Invernada Hornero.
 

HORNERO
 



A partir das Exposições Funcionais, são evidenciadas as qualidades dos descendentes destes reprodutores, e cavalos como Itaí Tupambaé, Chacay Sombra, BT ópio, BT Pampeana e tantos outros, transformam o a prova criada para homenagear os 50 anos da ABCCC e intitulada FREIO DE OURO em um espetáculo maravilhoso e cartão de visita do nosso Cavalo Crioulo.
A disponibilidade de animais que tiveram a capacidade de executar em alto nível estes movimentos funcionais deu o necessário brilho para a prova do Freio de Ouro.
  
Muito se comenta do processo de seleção genética realizado em nosso país.
Vale também acrescentar que é necessário possuir cavalos com alta habilidade de execução para viabilizar a participação em nossa prova em função dificuldade de realização dos oito momentos que compõe a etapa funcional do Freio de Ouro em alto nível, uma prova com grande grau de exigência.
A contribuição com material genético já selecionado e com capacidade de execução destes movimentos funcionais, foi a meu ver, a maior contribuição que as linhagens chilenas aportaram à raça em toda a América Latina e observamos que as provas funcionais nos diversos países, estas, se confundem com a introdução de sangue chileno. Acreditamos ser correto afirmar, que sem estas linhagens chilenas, o Freio de Ouro, a Paleteada Argentina, o Reining, enfim, a maior parte dos movimentos funcionais a que são submetidos nossos cavalos não teria o mesmo nível de brilho e capacidade de execução. Afortunadamente, este material genético tem sido lapidado, assim como tem evoluído de maneira impressionante as metodologias de doma, preparo e apresentação, o que resulta em uma marcante evolução de nossa prova maior nos últimos 27 anos.
João Vicente Brasil Sá
Médico Veterinário e Criador no município de Bagé-RS
Setembro de 2009
joaobsa@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares