Nascido em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, filho de agricultor, começou sua carreira artística em 1965, tocando em bailes de ramada no Piquiri e barragem do Capané com uma gaita e um pandeiro. Em 1970 deixou sua querência e veio para a capital para realizar seu sonho de ser artista.
Em 1973 ingressou no grupo “Os Tauras”, onde gravaram quatro Lps.
Em 1980 fundou o grupo “Os Farrapos”, gravando cerca de sete discos, e para sua felicidade, conquistou seu primeiro disco de OURO com a música “ALA-PUCHA”. Em seguida viajou com o grupo duas vezes para o exterior: primeiro para Inglaterra em 1986, e depois para a Escócia em 1989 a convite do Folclorista Paixão Cortes.
Em 1994, desligou-se do grupo e partiu para a carreira solo, gravando sete trabalhos.
Em 2007 conquistou a medalha Jaime Caetano Braun e com a obra Me Comparando ao Rio Grande, ficou entre as quatorze músicas mais cotadas para Hino popular do Rio Grande do Sul. Em 2008 e 2009 recebeu os troféus Rede Pampa de Rádio e Televisão.
Em 11 de Junho de 2010 Iedo Silva grava no CTG 35 na Capital dos Pampas, o seu primeiro trabalho ao vivo, onde resgata seus grandes sucessos de toda sua carreira.
Dando como título deste trabalho!
IEDO SILVA 35 ANOS DE CARREIRA AO VIVO - EM CD E DVD
Fonte: http://www.iedosilva.com.br/
As músicas de Iedo Silva tem cheiro de terra. Viva o Rio Grande do Sul!!!
ResponderExcluir