OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

terça-feira, 5 de abril de 2011

Conheça a trajetória musical dos jurados da 6ª Manoca do Canto Gaúcho


Raineri Spohr é um dos cantores mais premiados nos últimos anos















RAINERI SPOHR
Um dos músicos mais premiados na atualidade da música nativista, Raineri Spohr também é um dos jurados desta edição da Manoca O cantor de Dom Pedrito tem 29 anos e começou sua carreira musical cantando em festivais amadores desde os 13 anos. Em 1996, a Gauderiada da Canção Gaúcha, em Rosário do Sul, foi a sua primeira participação em festivais. Desde então, Raineri é nome atuante nos principais festivais da música nativista do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Esteve em palcos importantes como Ponche Verde da Canção, Um canto para Martin Fierro, Aldeia da Música do Mercosul, Estância da Canção Nativa, Laçador do Canto Nativo, Bicuíra da Canção, Canto das Invernias, Galponeira de Bagé, Canto sem Fronteira, Vigília do Canto Gaúcho, Reponte da Canção, Reculuta da Canção Crioula, Festival da Música Crioula de Santiago, Grito do Quero- Quero da Canção Nativa, Capela da Canção Nativa, Califórnia e Manoca do Canto Gaúcho.

Possui parcerias registradas com grandes nomes da nossa música como Edilberto Bérgamo, Xirú Antunes, João Sampaio, Guilherme Collares, Jari Terres, Joca Martins, Lucio Yanel, Robledo Martins, Marcelo Oliveira, Júlio Froz, Cristian Davesack, Ricardo Martins, Zeca Alves, Diogo Corrêa, Rui carlos Avila,Luis Clovis Girard, Marcio Correa, Fábio Peralta, Eduardo Soares, Zé Renato Daudt, Fabrício Harden,  Egbert Parada, Rodrigo Maia, Maykell Paiva entre outros.

Raineri destaca-se atualmente na música regional gaúcha por ser um intérprete com timbre e potencial de voz forte, diferenciado e de dicção clara. Ultimamente tem conquistado espaço e admiração nos festivais onde participa. Conquistou premiações de melhor intérprete nos mais importantes festivais do sul  brasileiro. Em 2009, representou o Brasil no festival Orija del lago, no Uruguai.
Cursou dois anos da faculdade de música na Ufpel,  no Bacharelado em Canto. Além de diversas participações em discos de artistas gaúchos, ultimamente trabalha na divulgação do seu primeiro trabalho Por campo e galpões, que traz composições de sua autoria em parceria com grandes poetas e compositores do cenário musical nativista.

Suas conquistas mais recentes são na 18ª Sapecada da Canção Nativa, de Lages-SC, em que venceu com a música Até o fim dos meus dias, de Eduardo Muñoz e Hélvio Luis Casalinho, em junho de 2010, que foi ainda melhor letra e melhor melodia. Também foi o melhor intérprete e terceiro colocado com a música Um tango com a lua. Em 2011, ficou em segundo na Comparsa da Canção, em Pinheiro Machado, com a música A ti guitarra, de Nelson Souza e Vinícius Leite. No mesmo festival, foi o melhor intérprete.
Participações marcantes na Manoca do Canto Gaúcho

Na Manoca, participou pela primeira edição em sua terceira edição, interpretando duas composições: No sul do meu país e Guitarreiro. Nesta edição, conquistou o primeiro lugar na composição Quando o rio é um triste poeta das cheias, com letra de Xirú Antunes e música do próprio Raineri, tendo a interpretação de sua esposa Daniele Rosa. Raineri também arrematou o troféu de melhor poesia com esta composição.

Já na 4ª Manoca, Raineri obteve a o troféu de melhor intérprete juntamente com André Teixeira. Na 5ª Manoca, Raineri Spohr interpretou a composição Um horizonte e outros mais, com letra de João Stimamilio Santos e música de sua autoria. Esta composição foi a campeã desta edição do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares