OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

terça-feira, 5 de abril de 2011

Conheça a trajetória musical dos jurados da 6ª Manoca do Canto Gaúcho

MARTIM CÉSAR GONÇALVES


O trabalho de Martim César Gonçalves tem relação muito 
próxima com os países vizinhos, como o Uruguai

Outro grande nome do nosso estado convidado a integrar o corpo de avaliadores da 6ª Manoca do Canto Gaúcho em suas fases local e nacional é o poeta Martim César Gonçalves. Nascido em Jaguarão, fronteira com o Uruguai, foi vencedor do primeiro concurso nacional de poesia Rua dos Cataventos da Sociedade Mario Quintana de Poesia, com poema "Da terra... o mar..." e também do segundo concurso da mesma entidade, com o poema "Quando os índios invadiram a Europa".

Também foi vencedor (como letrista) do 3° Círio Interuniversitário Riograndense, em Pelotas, com a música "Chacarera Libertária" bem como vencedor do 1° Festival Nacional da Reforma Agrária, com a música "Procissão dos Retirantes" além de outras premiações paralelas em diversos outros festivais.

Autor dos livros Poemas Ameríndios Poemas do Baú do Tempo, e da peça Don Quixote de La Mancha (adaptação da obra de Miguel de Cervantes) e Dez Sonetos Delirantes e um Quixote sem Cavalo. Em festivais, destaque para a conquista na Ramada de Encruzilhada do Sul com a canção Quem traz no olhar  uma saudade e do 1° Laçador da Canção de Porto Alegre com a canção Paisano, este rio sou eu.

Co-autor dos trabalhos discográficos Caminhos de si, Maria Conceição canta Martim César e Paulo Timm e Canções de armar e desarmar. De forma recente, Marco Aurélio Vasconcellos interpretou suas composições em parceria com Paulo Timm no disco Da mesma raíz. Martim César também atuará como palestrante na 1ª Manoca Poética, assim como avaliador do concurso de poesias inéditas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares