OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

domingo, 17 de abril de 2011

LINHAGENS CHILENAS 2ª PARTE

CONTINUAÇÃO LINHAGENS CHILENAS


Família Letelier


Cabe ressaltar que o mesmo processo de rejeição ás linhagens chilenas, ocorreu no Brasil e foi classificado pelo criador de maior êxito no Brasil, Flávio Bastos Tellechea como “estreiteza mental”. Justamente este criador nos dá uma lição de visão e capacidade zootécnica ao não depreciar em seu processo seletivo, nenhuma das linhagens formadoras de nossa raça e sim através da sua capacidade, extrair o melhor de cada uma delas produzindo assim indivíduos excepcionais.
Quando falamos em linhagens chilenas, é fundamental termos consciência que a primeira criação organizada de cavalos que se tem registro na América Latina, foi no Chile e era conduzida por Don Rodrigo de Marmolejo, no ano de 1543.
Existem criadores célebres como Don Pedro de las Cuevas, que criavam de forma organizada no século XVIII, ou seja, o tempo de seleção é muito grande.
Este processo seletivo nos forneceu, a criadores argentinos, brasileiros, paraguaios e uruguaios, um atalho que certamente nos proporcionou atingir, em pouco tempo, resultados que poderiam levar décadas ou séculos para serem alcançados.
Como diz o velho ditado “El diablo no sabe por diablo, pero por viejo”.
Quero frisar que a possibilidade de se efetuar uma seleção baseada nas habilidades funcionais, é viável em qualquer das linhagens existentes dentro da Raça Crioula. Dependerá do maior ou menor grau de evolução desta, para estas características, o tempo necessário para atingirmos nosso objetivo.
         Outro ponto que creio importante destacar, é que não é privilégio único e exclusivo das linhagens chilenas a existência de indivíduos com capacidade de altas performances funcionais. Porém, em função do maior índice e tempo de seleção para estas características, o grau de incidência de indivíduos que tem a capacidade de performances de excelência é aumentado.


Há algum tempo conversava com um amigo que é preparador de cavalos para disputa de paleteadas na Argentina, e perguntava sobre as linhagens utilizadas. Ele me contava que nas linhagens tradicionais utilizadas por eles, fortemente carregadas por sangue chileno(Condorito, Gavilan, Novillero, Aniversário, Paleta, Despiporre, entre outros), se trabalhavam 10 animais e sete ou oito saiam bons e podiam ser aproveitados como animais úteis e com bom desempenho, índice este que permitia a viabilidade econômica de seu trabalho.
       Gostaria de também comentar, aspectos culturais existentes nos países criadores. Nós aqui do Rio Grande do Sul, assim como nossos vizinhos da Argentina e do Uruguai, temos uma longa tradição como cabanheiros. O orgulho que sentimos quando nossa criação é premiada e reconhecida nas pistas é o mesmo que sente o huaso no Chile, quando um animal seu é premiado em um rodeo. Aqui, uma grande satisfação tem um criador quando um potranco de sua propriedade desde cedo se mostra morfologicamente superior. No caso chileno, o mesmo grau de empolgação tem um criador quando um animal seu em trabalho mostra-se um fenômeno. Iremos valorizar o animal de morfologia excepcional, mesmo que não tenha uma função tão boa, assim como o chileno irá valorizar o animal excepcional funcionalmente, mesmo tendo deficiências morfológicas.
Este é um processo cultural arraigado.
Atualmente no Chile, a Asociacion  de Criadores busca incentivar e divulgar as exposições, consciente da necessidade de trabalhar os aspectos zootécnicos, morfológicos e raciais além das qualidades esportivas de seus animais.
Acredito que pode estar aí uma das maiores contribuições de nossa prova, o Freio de Ouro, que é um ponto de equilíbrio entre as características morfológicas e funcionais, buscando a harmonia, e proporcionando uma seleção integral.
Como forma de homenagear todos os criadores do Chile, do passado e do presente, quero fazer especial menção a Don Samuel Parot Gomez. Este criador teve a meu critério, a habilidade de reunir em seu Criadero Piguchen não só as mais importantes correntes de sangue daquele pais,mas também indivíduos de exceção dentro destas linhagens. Soube cercar-se de descendentes de Enchufe,Colibri, da conjugação de Bayo Leon e linhagens Aculeguanas, principalmenteQuício, e reuni-las com o sangue do mais importante Criadero da metade do século, Curiche, um excepcional trabalho de conjugação dos sangues de AlcatrazQuebrado, através de Comunista. A partir principalmente do cruzamento de ventres excepcionais com Ñipan, Rigor, Guardian e SalteadorSamuel Parotatravés do Criadero Piguchen produziu indivíduos que formam a base dos mais importantes criaderos da atualidade, possuindo o grande mérito de ser representativo do que melhor produziu o Chile em todos os tempos e projetar todo este potencial genético para os dias de hoje.


É importante ressaltar que é fundamental conhecermos as características e pontos positivos de todas as linhagens que formam nossa raça. Sabe-se que cada uma delas tem superioridades em relação a outras em determinadas características e estou convicto de que todas estarão presentes no nosso Cavalo Crioulo, e que temos hoje uma raça que está pronta para figurar como um dos principais animais de esporte e trabalho em nível da Eqüinocultura Mundial.
Uma das grandes alegrias que tenho como criador é a oportunidade de conhecer muitos dos principais criadores e processos seletivos na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. A maior lição que aprendi é de que todos estes processos de seleção podem contribuir, não existindo praticamente cabanha ou criadero que eu tenha visitado em que eu não tenha encontrado animais que eu gostaria de ter em minha manada.





João Vicente Brasil Sá
Médico Veterinário e Criador no município de Bagé-RS
Setembro de 2009
joaobsa@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares