OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

terça-feira, 5 de abril de 2011

Conheça a trajetória musical dos jurados da 6ª Manoca do Canto Gaúcho


Ângelo Franco tem raízes missioneiras expostas em sua musicalidade






ÂNGELO FRANCO

O cantor nativista Ângelo Franco é de São Luiz Gonzaga. Além de ser intérprete, também atua como compositor, participante ativo do movimento nativista desde a década de 80, sendo que, no inicio dos anos 90, passou a ter destaque, com diversas premiações.

São mais de 350 músicas gravadas, entre composições e interpretações próprias. Possui  três discos gravados: O primeiro intitulado Coplas de um gaúcho brasileiro, lançado de forma independente e o segundo com o título Eu sou gaúcho, pela gravadora Usadiscos, no qual expõe além da larga experiência como intérprete, a sua versatilidade na arte da composição de letras e melodias.

O mais recente é o trabalho De onde venho, onde as músicas mais recente de sau carreira foram registradas. Ângelo Franco também faz parte do projeto Buenas e M’espalho, que reúne quatro dos mais consagrados e premiados artistas do movimento dos festivais do sul do Brasil (Ângelo Franco, Cristiano Quevedo, Shana Muller e Érlon Péricles). O único trabalho lançado, A bombacha da modernidade, foi premiado pelo Prêmio Açorianos.

Ângelo Franco se define como um músico de raíz, que mescla no novo o que se perdeu no caminho do passado até aqui. Tem premiações nos principais palcos de festival em seu currículo. Coxilha Nativista (Cruz Alta), Califórnia da Canção Nativa (Uruguaiana), Reponte da Canção (São Lourenço do Sul), Tafona da Canção (Osório), Aldeia da Música do Mercosul (Gravataí), Minuano da Canção Nativa (Santa Maria), Ronda Internacional de São Pedro (São Borja), Canto sem Fronteira (Bagé), Seara da Canção (Carazinho), Moenda da Canção (Santo Antonio da Patrulha), Canto da Lagoa (Encantado), Grito do Nativismo (Jaguari), Vigília do Canto Gaúcho (Cachoeira do Sul), Festival da Música Crioula(Santiago), Círio Universitário Internacional (Pelotas), Musicanto Internacional (Santa Rosa),Sapecada da Canção Nativa (Lages), Nevada da Canção (São Joaquim-SC).

Ângelo Franco integra o projeto Intercâmbio Cultural, que tem o objetivo de difundir e integrar a cultura popular brasileira. Criado pelo músico mineiro Victor Batista, o projeto foi lançado no mês de julho de 2008, no Rio Grande do Sul, tendo Ângelo Franco como um dos promotores do projeto. O artista tem realizado turnês pelos estados integrantes do mesmo (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Bahia e Maranhão), para divulgar a cultura regional gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares