OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Um canto de amor ao pago

Nativismo !

O Rio Grande do Sul traz em sua formação cultural, elementos que o distinguem do restante do país. A comida típica, o chimarrão, a lida campeira e a música que canta as belezas regionais, são alguns dos referenciais que destacam o estado no panorama do Brasil.

A admiração ao campo, o trabalho, a prenda amada, o cavalo, as belas paisagens naturais e a saudade do pago, são alguns dos temas explorados em letras elaboradas e metafóricas. A melodia harmoniosa recebe tendências européias e embala com perfeição as composições criadas para exaltar o amor às coisas gaúchas.

O grande destaque à música nativista deu-se durante os anos 80, quando surgiram inúmeros festivais no Rio Grande do Sul. O objetivo destes eventos era promover a música regionalista e cantar o orgulho que o povo gaúcho carrega de suas origens, sua história e suas tradições, ressaltando os sentimentos embalados em prosa e verso.

A descrição das coisas comuns, a vida no campo e os amores do homem rural, são temáticas que atraem mesmo aqueles que desconhecem profundamente este cotidiano e, por isso, ainda hoje, a música regionalista conquista adeptos, independente de serem ou não tradicionalistas.

O amor ao pago nasce no peito, mas é da garganta que sai o timbre que o canta e encanta os ouvidos e os corações, daqueles que sabem o valor de ter nascido gaúcho.

Fonte: Portal do MTG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares