OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Entrevista com Rodi Pedro Borghetti

Fonte Portal MTG .





Entrevista com Rodi Pedro Borghetti, ex-presidente do MTG, do IGTF e patrono da Semana Farroupilha 2010
Portal MTG - Nos apresente a figura de Rodi Pedro Borghetti, sua trajetória histórica.
Rodi Pedro Borghetti  - Eu cheguei em Porto Alegre no final do ano de 1949, vindo de Caxias do Sul onde havia concluído o curso ginasial. Sou natural de Flores da Cunha, cidade próxima de Caxias. Meu destino era o Colégio Júlio de Castilhos, onde continuei meus estudos, estudando sempre a noite e trabalhando de dia. Consegui matricular-me com o auxilio de alguns amigos do meu pai. Fui morar na Pensão da Chatinha, que ficava em frente ao Colégio Sevigne, na Rua Duque, pois eu vinha de família humilde.
Fiz o CPOR de 1952 a 1954 e estagiei como Aspirante e como 2º tenente no 2º REC MEC de Cavalaria. Conclui a Faculdade de Direito na UFRGS em 1961.
No tradicionalismo tive o privilégio de conhecer os primeiros arrancos para a criação do 35 CTG no Colégio Júlio de Castilhos. Não me envolvi com o grupo precursor por detalhe, porque me considerava um novato, ainda meio “acolonado” e não adaptado a vida na cidade grande.
Ingressei mesmo pra valer no tradicionalismo no fim de década de 60 integrando-me ao “35”, onde acabei  sendo Patrão por seis vezes. Depois Presidente do MTG
Por dois mandatos, Diretor do IGTF, por duas gestões, e nunca mais me afastei do tradicionalismo, tendo sido Patrono da Semana Farroupilha 2010.

Portal MTG - Quando o senhor foi presidente do MT, criou a Fundação Cultural Gaúcha, tinha a noção de onde esse movimento chegaria?
Rodi Pedro Borghetti  -  A criação da Fundação Cultural Gaúcha - MTG foi, sem dúvidas, uma oportuna idéia que felizmente se tornou realidade. Na época, em 1980, quando eu estava na Presidência do MTG, era tempo de penúria. Não havia dinheiro para nada. Foi quando pensei numa forma de aproveitar o enorme potencial que o tradicionalismo detém e assim surgiu a Fundação. Tive grande incentivo e muito me ajudaram nessa empreitada, especialmente os companheiros queridos e saudosos, Barbosa Lessa e o tabelião Francisco Salvatori Neto.

Portal MTG - Qual a sua opinião sobre a relação Tecnologia e tradição, vista por Barbosa Lessa há 30 anos e com forte reflexo nos dias atuais?
Rodi Pedro Borghetti  - O nosso Movimento não pode ser estanque, tem que ser dinâmico. Ele tem que acompanhar os avanços, especialmente da tecnologia, como bem previu o maior ideólogo da institucionalização da tradição gaúcha, Barbosa Lessa. Temos que avançar mantendo o que nos foi legado pelos nossos antepassados.

Portal MTG - O sucesso de Renato Borghetti pelo mundo com certeza orgulha muito o pai. O que o senhor diria aos pais de hoje quanto a colocar seus filhos em CTGs?
Rodi Pedro Borghetti  -  O meu filho RENATO BORGHETTI realmente tem muito me orgulhado. Está fazendo uma carreira brilhante. Tem sido considerado na Europa, onde tem feito turnês anuais há mais de dez anos, por alguns críticos, como o melhor tocador de gaita ponto (organito como chamam lá) do mundo. Não é gabolice de pai. Tanto o Renato quanto o Marcos, meus dois filhos, tiveram a infância freqüentando o 35 CTG. É muito saudável para crianças e jovens este convívio e muito agradável para adultos, pois o ambiente que impera é o de amizade, companheirismo e junto ao bonito ideal de amor ao Rio Grande do Sul.

Alencar e Borghetti

Elomir e Borghetti

Savaris, Borghetti, Vencato e elenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares