OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tempo Escrito !




"Tempo Escrito" por Xirú Antunes

Marcelo Oliveira tem muitos elementos que o aproximam do "terrunho". Tem uma bela trajetória como intérprete e compõe melodias nostálgicas e preciosas, bastante sincero no seu jeito de ser, humano, faz a gente se sentir muito bem ao seu lado. Claro e melodioso, entrega ao ouvinte a condição poética musical verdadeira do que está cantando e desfaz o argumento de que cantor da terra tem elementos grosseiros, é gritão ou machista nas interpretações - rotulação recorrente no contexto geral.
Lembro muitas vezes de sua condição filosófica, ao estar quieto e "sólito" em sua casa, talvez construindo uma melodia ou cismado com a vida e lembrando de seus valiosos amigos, muitas vezes me telefonou a fim de conversarmos sobre as coisas de nossa existência, sobre a espiritualidade que sempre demonstrou, porque é um ser espiritualmente iluminado.
Como bem disse Atahualpa Yupanqui, aqueles que são assinalados pela terra terão a responsabilidade de cantá-la, renascem a cada dia alimentados por sua própria paixão. A alma da terra intimamente ligada à do cantor, e embora às vezes o persigam adversidades, embora muitas vezes empobrecido ou atacado por angústias extremas, é um ser indicado pela terra e sua luz permanecerá.
Marcelo Oliveira é um destes assinalados pelo canto e faz isto com responsabilidade e competência, emitindo a todos uma aura honesta, desprovida de qualquer tipo de falsidade. Praticamente o vi crescer como cantor e nunca o vi desistir diante de qualquer obstáculo, buscou sua própria luz em meio a tantas sombras. Homem gaúcho e com a indianidade na cara, preserva isso quando fala de sua ancestralidade, e de seus avós e de sua família.
Aqui em seu Tempo Escrito, nos mostra tudo isso, com maturidade e consciência e principalmente com um sotaque melodioso e poético de um tempo verdadeiramente escrito que este cantor herdou e sabe muito bem respeitar, interpretar e partilhar com seus músicos e autores. Meu afeto e carinho a ti, Marcelo Oliveira, muita luz nesta importante obra e que os bons espíritos te guardem sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares