OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vem aí, mais uma Cavalgada Cultural da Costa Doce


Vem aí a 12ª Cavalgada Cultural da Costa Doce, evento tradicional realizado ente os dias 13 e 23 de janeiro de 2011. Os cavaleiros farão uma trilha natural por locais históricos na formação do Estado, seguindo pela costa da Laguna dos Patos até a Praia do Laranjal, em Pelotas. Serão aproximadamente 300Km, sendo 80% do caminho cercado por belas paisagens e muito verde, com alguns atrativos abertos à visitação. 

O ponto principal das comemorações será o Hotel Fazenda do Sobrado, sede da Associação dos Cavaleiros da Costa Doce, em São Lourenço do Sul, que nos dias 20 e 21 será o local onde acontecerá atividades de confraternização e lazer. O show de lançamento com diversos artistas acontecerá no dia 9/1 (domingo), na Arena de Verão, na Praia do Laranjal.

Numa forma de reviver um passado cheio de lutas e momentos marcantes na cultura do Rio Grande do Sul, a cavalgada irá percorrer o trecho utilizado pelos tropeiros, escravos e guerreiros no rumo das charqueadas. Os participantes passarão por campos, costas de lagoas, lavouras, criações de gado, matas nativas e figueiras centenárias, revivendo as paisagens da Revolução Farroupilha (1835-1845). 

Incluído no roteiro estão os municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turuçu e Pelotas. Dentre as paradas, destacam-se pontos como a casa de Gomes Jardim (presidente da República Riograndense) e o local onde faleceu o general Bento Gonçalves. E ainda, o cipreste histórico no qual se reuniam os chefes farroupilhas (em Guaíba), marco do desembarque das tropas imperiais (em Arambaré), entre tantas outras curiosidades. 

A organização do evento prevê que aproximadamente 300 cavaleiros participem do evento esse ano, além de turistas e prestigiadores vindos das regiões da Serra, Litoral, Campanha, Central e Metropolitana, de outros estados (Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro), e de países como o Uruguai e a Argentina. 

Serviço: 

O valor do convite para participar do roteiro entre Guaíba e Pelotas para a 12ª Cavalgada Cultural da Costa Doce é de R$ 200, e de São Lourenço do Sul até Pelotas é de R$ 100. O depósito deverá ser feito no Banco do Brasil, na Agência 0327-1, conta corrente 7381-4. Mais informações com os Cavaleiros da Costa Doce, no endereço eletrônico www.cavaleirosdacostadoce.com.br ou através dos telefones (53) 3223- 4258 ou (53) 9103- 3410.




Fonte: www.prosagalponeira.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares