OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Rádio Terra Gaúcha transmitirá o Dia do Pajador , em Bento Gonçalves.





 Nossa equipe estará na cidade gaúcha de Bento Gonçalves no dia 30 de janeiro para transmissão do Dia do Pajador .


 O Encontro de Pajadores, em comemoração ao Dia do Pajador Gaúcho, acontecerá novamente em Bento Gonçalves em 2011. Desde antes da oficialização da data, o evento aconteceu em Porto Alegre por 10 anos. A partir de 2010 os organizadores entenderam que era o momento de levar ao interior do Estado o mais expressivo espetáculo de pajadas do Rio Grande do Sul.
O município de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, foi o primeiro a sediar o evento, após a capital rio-grandense. Devido ao grande sucesso do evento em 2010, ficou acordado que Bento Gonçalves seguirá sediando o evento, que neste ano acontecerá no Anfiteatro da Fundação Casa das Artes, no dia 30 de janeiro a partir das 20h.
Os pajadores mais conceituados do momento formam o elenco. Pedro Júnior da Fontoura, Adão Bernardes, José Estivalet, Renato Kruel, Jadir Oliveira e Paulo de Freitas Mendonça, vão contar com as guitarras de Raul Quiroga e Paulo Mello.


O Espetáculo começa às 20h do dia 30 de janeiro, data consagrada por lei como o Dia do Pajador Gaúcho, em homenagem ao nascimento de Jayme Caetano Braun, há 87 anos.
Além da enxurrada de versos de improviso com temas sugeridos pela platéia, o encontro vai contar com o show do Grupo Americanto, que desfilará temas próprios e clássicos do nativismo.
Esta edição do Encontro é uma realização da Apadeg - Associação dos Pajadores e Declamadores Gaúchos, Fundação Casa das Artes e Biblioteca Pública Castro Alves e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, com o apoio da Rede Dall’Onder de Hotéis e CTG Laço Velho.
O evento terá ENTRADA FRANCA.


Quem é o Pajador?
 Pajador é o repentista que canta seus versos de improviso (pajada) com o acompanhamento de violão, normalmente em milonga.  No sul do Brasil, o pajador improvisa em Décima Espinela (ABBAACCDDC) no estilo recitado com um músico de apoio.
Pajador quer dizer repentista. A origem da palavra não tem uma definição convencionada e não é espanhola, nem portuguesa. Inexiste nos dicionários clássicos de qualquer idioma, apenas nos vocabulários regionais dos países do sul da América. Há algumas hipóteses quanto a origem da palavra: alguns autores afirmam que venha de “payo” nome do primitivo habitante de Castilla, outros que seria de “pago” ou “pagueador” e outros que tenha se originado na palavra “palla”, nome dado pelos Quichuas aos grupos de índios reunidos às praças a cantar. Contudo ninguém sabe ao certo.
A grafia da palavra em espanhol é Payador e em português, Pajador, porém sua pronúncia é a mesma: PAJADOR.





O pajador foi o andejo ou gaudério que surgiu na origem do gaúcho, do gaucho e do huaso. Cruzava os campos em busca de lonjuras, quando o sul da América tinha suas fronteiras imprecisas. Até que provem o contrário, pode-se afirmar que ele esteve em terras, hoje brasileiras, do mesmo jeito e no mesmo período que em uruguaias, argentinas e chilenas.
Os pajadores brasileiros consagram Jayme Caetano Braun como referencial e, em virtude disso, o Dia do Pajador Gaúcho, 30 de janeiro, é a data de nascimento de Braun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares