OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tradicionalistas traçam metas da 5ª RT


Tradicionalistas traçam metas da 5ª RT
Encontro de Patrões buscou o fortalecimento e organização da região no que se refere a parte Campeira

Alyne Motta

            Na de quarta-feira, 19 de janeiro, coordenadoria, tradicionalistas, patrões e departamento campeiro de entidades pertencentes à 5ª Região Tradicionalista (RT), reuniram-se no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Laço Velho, para tratar sobre regulamentos internos.
            Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, onde uma das metas principais do encontro foi referente aos regramentos no que se referem os Rodeios, realizados pelas entidades, bem como organizações, segurança e o regulamento Campeiro para o ano de 2011.
            De acordo com o coordenador da 5ª RT, Luiz Clóvis Vieira, o foco foi reorganizar a região. “Nossa ideia foi fortalecer os rodeios organizado pelas entidades, para que os mesmos não tragam prejuízo para que os realizem”, afirmou o coordenador. As questões de pilchas e de irregularidades também foram abordadas.
            Na ocasião ainda foi realizada alterações no regulamento interno da 5ª RT. “Nos reunimos com todos para pedir opiniões para quem realmente participa”, comenta Vieira. Ele também explica que foi realizada decisões em relação às marcações de rodeios juntos com outros eventos estaduais.
            Outro ponto debatido na reunião foi a questão do Certificado de Adequação Técnica (CAT), necessário para a realização de rodeio. “Quando uma cancha não possui esse certificado, todo rodeio realizado nela torna-se clandestino. Esse ponto foi abordado para que não seja preciso cancelar qualquer rodeio”, explica Vieira.
            Na visão geral, o coordenador avaliou o encontro como produtivo. “Estamos nos unindo cada vez mais, e com isso, temos a certeza que vamos progredir”, finaliza Vieira.  O próximo encontro de patrões acontece no dia 02 de março, no CTG Tropeiros da Amizade, em Santa Cruz do Sul.
            Antes de esse acontecer, no dia 27 de fevereiro, todos os patrões de entidades que participam do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), modalidade danças, irão se reunir na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre, para tratar com a nova presidência assuntos referente ao mesmo.

PARTICIPAÇÕES
            Quem se fez presente junto ao encontro foi o Soldado Sidnei Gassen, do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Com ele foram abordados assuntos referentes ao Policiamento Ostensivo, montado em cavalo ou em viaturas, em rodeios, festas campeiras e outros eventos, garantindo a segurança dos tradicionalistas.
            Outro ponto abordado com o Soldado Gassem foi sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) destinado a crianças e jovens, bem como formas de oportunizar palestras e encontros, com a inteção de difundir a informação e integrar os alunos com meios saudáveis e atividades lúdicas.
            O Conselheiro do MTG Rodrigo Sartori participou do encontro, bem como o presidente da Associação Tradicionalista Santa-cruzense, Claudio Mariane e o presidente da Associação Tradicionalista de Cachoeira do Sul, Luis Carlos Cantes de Oliveira, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares