OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

terça-feira, 15 de março de 2011

Herança Missioneira , conheça a história de Valdomiro Maicá.



Valdomiro Maicá, missioneiro natural de Três Pedras, município de Tucunduva, costa do Rio Uruguai. Região missioneira, onde nasceu em 17/10/1953. Gurizito, criado nas barrancas do Grande Rio Uruguai, fronteira d’água que divide duas pátrias, mas não faz fronteira para culturas.

É testemunha viva das lendárias histórias e encontros de chibeiros e quileiros, dos contrabandos de noites escuras, o apoitar de caíques salpicados de um balaço da guarda aduaneira (gendarmeria), das noites enluaradas, em bailezitos de costa de rio com o som da acordeona e guitarreios costeiros, grito de sapucay regado a canha brasileira e vinho argentino. Valdomiro é herdeiro de uma estirpe inegável que vem também seus 9 irmãos, dentre eles o imortal Cenair Maicá, que conseguiu descrever em seus trabalhos alguns fatos e nuances vividos ali naquele rincão. Valdomiro registra e mantém vivo no seu estilo simples e missioneiro a referência harmoniosa mística e costeira. Quando toma acordeona em seus braços e mostra ao mundo a simplicidade e autenticidade da pura música missioneira, ao som que parece o deslize de uma chalana em passeio nas águas do velho Rio Uruguai, este canto que já virou um catecismo pra quem nestas planuras vive, o nos remete as lembranças dos velhos piragueiros e suas balsas carregadas nas enchentes do Uruguai.

Valdomiro Maicá reside hoje no município de Três Passos, alto Uruguai, linha Feijão Miúdo, Rio Grande do Sul. Ali é o caminho das águas para o Salto do Yucumã, maior salto d’água longitudinal do mundo, corredeiras e cascatas do Rio Uruguai, dentro a reserva ecológica do Parque Florestal do Turvo, Reserva Ambiental. Onde é um dos fundadores do grupo os costeiros do Yucumã. Referência para as músicas, “Bem onde mora o Maicá”, “O canto das missões”, “Bailezito costeiro”, “Bailanta Paisana”, “Rio Uruguai”, “Aurora da Liberdade”, “Bailanta do Sapucaí”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares