OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Chama Crioula será acesa em Itaqui, 5ª Região Tradicionalista estará presente !




5ª Região Tradicionalista estará presente na cerimônia que acontece no sábado 14 de agosto, no Cais do Porto

Alyne Motta

 Na manhã do sábado, 14 de agosto, tradicionalistas de todo Rio Grande do Sul estarão presentes na solenidade do 63º Acendimento da Chama Crioula, que este ano será realizado no Cais do Porto, no município de Itaqui, devendo reunir cerca de mil cavaleiros, de 80 municípios gaúchos.


Todos os anos, o acendimento da Chama Crioula ocorre em um local histórico do Rio Grande do Sul. Depois de São Lourenço do Sul, em 2009, Itaqui, na Fronteira Oeste, receberá o acendimento. A escolha ocorreu através de votação realizada durante o 57º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Lagoa Vermelha em janeiro de 2010.

Este evento é o marco inicial das comemorações dos Festejos Farroupilhas em todo estado. A solenidade ocorre às 10h e contará com representantes da 5ªRT, como o coordenador, Luiz Clóvis Vieira, acompanhado do departamento Cultural e das Prendas e Peões gestão 2010/2011.

A distribuição da chama se estenderá até dia 14 de setembro e passará em cada um dos 497 municípios gaúchos, em um total de pelo menos 300 cavalgadas que espalharão o fogo simbólico. Santa Cruz ira buscar sua centelha no dia 27 de agosto, através dos Cavaleiros da Integração.

Estes percorrerão 572km durante 18 dias, chegando em Santa Cruz do Sul, no dia 13 de setembro na Praça Siegfried Heuser, onde acontecerá a solenidade de abertura dos Festejos Farroupilhas no município. As demais cidades da 5ªRT também receberão a centelha oficial da chama.

Em 2009, a centelha oficial da 5ª RT foi retirada pelo coordenador Luiz Clóvis Vieira

 Divulgação
Mais informações, coloco-me a disposição
Alyne Guimarães Motta
(51) 9695-1128
Jornalista Mtb/RS 15.018
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares