OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

GAUCHISMO SIM SENHOR.

Buenas Gauchada, segue abaixo um artigo que um amigo lá de Erechim me mandou esta semana.
Ele se chama Jean Carlo Zaions, é de fundamento o artigo e as fotos enviadas!
Espero que apreciem.
Grande Abraço

GAUCHISMO SIM SENHOR.

Agradeço ao patrão celestial, sempre que vejo uma criança pilchada, de bota e bombacha ou de vestido de prenda.Tenho visto que cada vez mais o “Gauchismo” está chegando forte e com isso se enraizando novamente.
É muito prazeroso ver que nosso tradicionalismo está cada vez mais agregado a nosso dia a dia;Espero muito mesmo que não seja apenas uma onda, um modismo, e acredito muito na força de nossa tradição, e no poder que esta tem de conquistar.
Nós que “Gostamos da lida”, por vezes não somos bem vistos, ou até mesmo não somos bem entendidos em nossa sociedade.Sabemos que por vezes nos chamam de grosso, mal educados, ou  que como dizem, chegamos nos espalhando.
Mas aqui,  vivemos o gauchismo de uma maneira muito natural, sem que isso seja algo diferente, ou seja, nossas atitudes são verdadeiramente gauchas.E me perdoem os críticos, agimos assim por que gostamos de agir assim, por que temos orgulho e batemos no peito quando dizemos que somos gaúchos.
Aqui em nossa cidade temos o costume, não, na verdade o hábito de nos reunir para o que chamamos de uma gauderiada.Nestas sempre temos tempo para a velha e buena roda de mate, onde cada qual ao sorver o amargo, tem a oportunidade de uma troca de experiências com os outros, ou até mesmo para retornar o pensamento pra dentro de si e relembrar momentos.
Normalmente estas gauderiadas acontecem em um rancho amigo, que carinhosamente ostenta o nome de “Memórias de um cadeeiro”, rancho este que já abrigou vários compadres, inúmeros músicos, assadores profissionais ou não,  e o mais importante, muitos amigos.
Nada paga o preço de amigos ao redor do fogo de um costelão, contando causos.Momentos inesquecíveis, histórias monumentais, causos de fundamento.
E por falar em fundamento, que dizer do patrão do rancho??!!
Side, um gaudério por demas, compadre , amigo e gaiteiro. Toca uma pianada de 120 como ninguém; As vezes, em determinadas marcas podemos sentir o que chamam de tocar com a alma.E mais uma vez que me perdoem os críticos, mas não há nada como o som de uma pianada em uma roda e amigos , mesmo que não seja o som da moda.
Amigos, cultivem nossa tradição, não deixem morrer no esquecimento nosso tradicionalismo, cultuem nossa lida, as rodas de amigos, as gauderiadas e as rodas de viola e gaita, e multipliquem os ranchos por esse estado amado, e pelo país a fora.
Um quebra costela xixadito a todos que nos acompanham, e que o patrão velho nos ilumine.
                                                               By     Jean Carlo Zaions Erechim-RS
                  e-mail:zaionsjeancarlo@gmail.com
                                                                             MSN: jeancarlozaions@hotmail.com









Um comentário:

Postagens populares