OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

sábado, 26 de maio de 2012

Galpão Nativo






Galpão Nativo presta homenagem a José Cláudio Machado e Rui Biriva
O Galpão Nativo deste domingo, 27/05, às 11h30, exibe um programa especial em homenagem aos cantores José Cláudio Machado e Rui Biriva, ambos falecidos em 2011. Para a elaboração do especial foram utilizadas imagens do acervo da TVE contemplando os programas Paralelo Sul, Povo Gaúcho, Estação Cultura, Jornal da TVE e do próprio Galpão Nativo.


Saiba mais sobre os artistas: 


José Cláudio Machado


Natural da cidade de Tapes, o intérprete José Cláudio machado nasceu e foi criado no campo e neste meio buscou a inspiração para suas composições e seu canto. Venceu a segunda edição da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana com o clássico Pedro Guará, parceria com Claudio Boeira. Tornou-se inspiração para os cantores que em seguida firmaram um espaço para a música essencialmente campeira no estado. Na década de 70, integrou o grupo os Teatinos, ao lado de Glênio Fagundes, Marco Aurélio Campos e Paulo Fagundes. Fez parcerias com Jayme Caetano Braun e interpretou obras de Mauro Moraes. Participou ainda do conjunto Os Serranos. Durante a carreira, foram 20 trabalhos lançados, entre os quais parceiras com Luiz Marenco e um disco todo em espanhol.


Rui Biriva


Rui da Silva Leonhardt nasceu em Horizontina, e com apenas 12 anos já andava pelos festivais de música estudantis. Foi na Seara da Canção no ano de 1982, em Carazinho, defendendo a composição Birivas de Airton Pimentel, que passou a adotar o apelido que define os tropeiros de gado como seu nome artístico. Durante a carreira foram 14 discos lançados, Troféu Guri, Top off Mind da Revista Amanhã como cantor regional, e inúmeras premiações no cenário da música regional gaúcha. Entre seus maiores sucessos estão Tchê Loco, Quebrando Tudo, Canção do Amigo e Castelhana, esta composta em parceria com o cantor Elton Saldanha. De 2003 a 2010 apresentou o programa Paralelo Sul, da TVE.
O Galpão Nativo tem apresentação de Shana Müller e Carlos Cachoeira e é dirigido por Rodrigo D'Mart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares