OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

quarta-feira, 28 de março de 2012

Gravações de “O Tempo e o Vento” têm início


A adaptação da obra épica de Érico Veríssimo é o novo longa-metragem de Jayme Monjardim – O TEMPO E O VENTO, que começa a ser gravado hoje na cidade de Pelotas.

Contada sob a ótica da personagem Bibiana (Fernanda Montenegro), a história terá como centro da narrativa a saga da família Terra Cambará, que inicia nas Missões e passa por quatro gerações até chegar ao final do século 19. As gravações serão realizadas em um antigo casarão da cidade pelotense, no sul do Estado, e depois seguem para Bagé, onde foi construída a vila cenográfica de Santa Fé.

Ao todo, a equipe reúne 130 atores, mais de 2 mil figurantes e quase 300 profissionais. Quem responde pela direção de fotografia é Affonso Beato e o roteiro fica dividido entre Tabajara Ruas e Letícia Wierzchowski.

Entre os principais atores do filme, que tem estreia prevista para 2013, estão Thiago Lacerda (Capitão Rodrigo), Marjorie Estiano (que também vai interpretar Bibiana), Cléo Pires (Ana Terra), Leonardo Machado, Fernanda Carvalho Leite, Janaína Kremer e Mayana Moura. Estão previstas 14 semanas de filmagens no Rio Grande do Sul.

Fonte: Panda Filmes

Ontem à tarde, a Charqueada São João, em Pelotas, foi palco da celebração de início das gravações do filme “O Tempo e o Vento”.

Circularam pelo local as grandes estrelas que fazem parte do elenco do filme, além de membros da produção e convidados. O Jornal MINUANO esteve presente e registrou o começo das gravações de um dos maiores projetos cinematográficos da história do cinema nacional.


Como é habitual, o diretor Jayme Monjardim deu início às gravações com missa e confraternização entre a equipe. A cerimônia religiosa foi realizada na Charqueada, que também já serviu de pano de fundo para a minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, do mesmo diretor. O local é vizinho a uma das locações, onde serão gravadas as cenas do sobrado.

A grande dama do cinema brasileiro, Fernanda Montenegro, esteve presente ao encontro. A atriz, que irá representar a forte Bibiana Terra, personagem-chave da obra, comentou a estreita relação com o povo do sul. “Já me sinto em casa no Rio Grande do Sul, porque já representei esse Estado em outros trabalhos antes e gosto muito do povo daqui” afirmou.

A atriz ainda não emite opiniões ou comentários sobre a personagem que irá interpretar, mas falou sobre a expectativa de transpor para a tela a obra máxima da literatura gaúcha. “É uma obra consagrada, de reconhecida qualidade literária, é uma história de amor a terra. Então sempre há muita ansiedade e responsabilidade ao trabalhar em uma produção desse porte” falou.

Já o ator que dará vida ao Capitão Rodrigo Cambará, Thiago Lacerda, falou sobre a preparação para entrar na pele do personagem. “O processo de preparação foi curto, mas muito intenso, ainda mais mergulhado na terra e na cultura gaúcha. Agora preciso parar de ficar com medo e entrar de cabeça nesse mundo. Mas as coisas acontecem gradualmente e acredito que tudo vai depender deste primeiro dia de filmagem, que irá ditar o ritmo para o resto do trabalho” afirmou ele.

O ator também comentou a oportunidade de poder contracenar diretamente com Fernanda Montenegro. “Está sendo um privilégio poder conviver com ela, que tem me proporcionado dias tão prazerosos e reveladores. É uma realização, não só profissional, mas também pessoal”.
Ansioso por dar início às gravações, o diretor Monjardim garantiu que o trabalho será realizado em 14 semanas de dedicação intensa. “O trabalho que estamos realizando é baseado em uma obra grande, muito consistente, que vai exigir dedicação extrema. Em 12 dias estaremos em Bagé, iniciando as gravações em Santa Fé, onde ficaremos por 40 dias” adiantou.

O diretor também teceu elogios à grande dama da dramaturgia. “Sem ela (Fernanda Montenegro) não teria filme. Desde o início eu pensei nela para interpretar essa personagem forte que é a Bibiana. Foi uma escolha fundamental, porque todo o filme está calçado sobre a Bibiana, que é um elo de ligação entre todas as gerações” revelou.
Um bajeense em meio às estrelas

O ator Gladimir Aguzzi chegou a Pelotas na última semana, junto com as outros atores e equipe da produção. O bajeense, que irá interpretar Antero no longa-metragem, passou os últimos dias em meio aos maiores nomes da arte nacional e gaúcha, como Fernanda Montenegro, Thiago Lacerda, Marat Decartes e Zé Adão Barbosa. “Fiquei surpreso com a gentileza, humildade e carinho com que os atores nos tratam. Dá para perceber a ânsia em aprender, não só coisas relacionadas ao filme, como a cultura do sul” falou.

Em posição privilegiada, Aguzzi avalia a oportunidade de atuar ao lado de grandes nomes da dramaturgia brasileira. “Estou me sentindo muito bem ao lado de uma equipe de qualidade tão boa como essa. É uma grande experiência poder ter a possibilidade de conviver e aprender com eles” afirmou o ator.

A rotina de gravações iniciou cedo hoje. Às seis da manhã os atores já estavam sendo esperados no set para iniciar as gravações da primeira cena do longa-metragem, que já foi ensaiada por Lacerda e Fernanda na última semana, em companhia do diretor.

Tudo inicia quando uma já octogenária Bibiana (Fernanda Montenegro), em meio ao cerco do sobrado, recebe a visita do espírito do marido, Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda), que morreu em combate décadas antes.

Fonte: Jornal Minuano e Blog BAHstidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares