OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vencedores da 27º Reponte de São Lourenço do Sul




  
"La Mandinga", vencedora "Linha Campeira"

A 27a edição do Reponte da Canção Nativa, de São Lourenço do Sul, se encerrou na madrugada de hoje (6), com a divulgação e premiação das músicas vencedoras. Na “Linha Campeira” consagrou-se em 1o lugar “La Mandinga”, de Juliano Javoski e Gustavo Brasil. Na “Linha Livre”, pela primeira vez foi vencedora uma composição em espanhol: “Como Lo Siento”, de Frederico Viana, que recebeu ainda os prêmios de “Melhor Melodia” e “Melhor Intérprete”. A milonga arrabalera “Domingueira”, com letra e música de Adão Quevedo, que se classificou para o Reponte através do 19o Pérola em Canto, conquistou, além do 2o lugar na “Linha Campeira”, o prêmio de “Música mais popular”. 

  
"Como Lo Siento”, vencedora "Linha Livre"
  Paralelo ao 27o Reponte da Canção, aconteceram o 6º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança”, que contou com a participação de 50 invernadas, e a 7ª Feira de Economia Solidária. Entre os homenageados desta edição, estiveram o prefeito de Palmeira das Missões, Lourenço Ardenghi Filho, o deputado federal Henrique Fontana, o poeta Maurício Raupp, e os patrocinadores locais Supermercados Guanabara e Arroz Guin.

  Vinte e sete anos de festival, centenas de músicos, instrumentistas, artistas de todo o Rio Grande do Sul e do Grande Pampa mantiveram viva a chama da tradição e da solidariedade, em dos mais marcantes momentos para o Município. Na edição de 2011, brotaram temas símbolos do povo lourenciano, fazendo surgir novas expressões. O gaúcho viu-se por inteiro, ultrapassando fronteiras. 

  Para o prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes, a 27a edição do festival representa uma espécie de virada de página, marcando um novo momento em que a comunidade volta a cantar e a cultuar a alegria. “São Lourenço passou por uma provação, um sacrifício muito grande, mas não poderíamos deixar de realizar o Reponte porque o festival é uma festa especial que já está no coração da população”, disse. 

  Ele destacou a qualidade das 16 músicas classificadas e, em especial, a das dez composições que se apresentaram no 19o Pérola em Canto, festival dedicado aos compositores lourencianos, realizado na quinta-feira (2). “As músicas do Repontinho foram as melhores da história e todas teriam qualidade para estarem no palco do Reponte”, afirmou referindo-se à competição local. “Isso demonstra a vontade de superação de toda a comunidade que se expressa através da música, num desejo de olhar para o futuro com esperança”. 

  Ao agradecer aos patrocinadores do evento, José Nunes ainda anunciou para o mês de março do próximo ano a realização da 28a edição do Reponte da Canção. “Temos muitas coisas a fazer, muito a recuperar, mas o mais importante é restabelecer a crença de trabalhar pelo futuro de nossa população. O material aos poucos vai se recuperando, mas a esperança é algo que sempre terá de estar presente para que possamos avançar”, disse. 

  Em escolha por voto do público foram eleitos os jurados para a 28a edição do festival. Na “Linha Campeira” a comissão julgadora ficou composta por José Carlos Batista de Deus (Pelotas), Nilton Ferreira (Jaguari) e Osmar Carvalho (Porto Alegre). Já na “Linha Livre” foram escolhidos Andrigo Xavier (São Lourenço do Sul), Adriana Sperandir (Osório) e Gilberto Oliveira (Rio Grande).

  A 27ª edição do Reponte da Canção contou com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Ministério da Cultura e do Governo Federal, e do Sistema Pró-Cultura, por meio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O patrocínio Master foi da Petrobras, da Eletrobrás e dos Supermercados Guanabara, com a realização da Prefeitura de São Lourenço do Sul e a produção cultural da Tabla Produções Artísticas.
  

VENCEDORES DO 27º REPONTE DA CANÇÃO

LINHA CAMPEIRA
    

1º Lugar – Troféu Seival: La Mandinga (Chamamé)
M: Juliano Javoski
L: Gustavo Brasil

2º Lugar - Troféu Estância do Salso: Domingueira (Milonga Arrabalera)
M/L: Adão Quevedo
Melhor Poesia - Troféu Lanceiros Negros: A mão que saca o pelego (Milonga)
L: Fabrício Marques

LINHA LIVRE

1º Lugar – Troféu Seival: Como Lo Siento (Canção)
M/L: Frederico Viana

2º Lugar – Troféu Estância do Salso: Céu de Purpurina (Samba)
L: Vaine Darde
M: Osmar Carvalho

Melhor Poesia - Troféu Lanceiros Negros: Outono dos Sentidos  (Xote)
 L: Jaime Vaz Brasil 
 M: Adriano Sperandir

Composição Mais Popular - Troféu Caixa Econômica Federal: Domingueira (Milonga Arrabalera)
Letra e Música: Adão Quevedo

Melhor Instrumentista - Troféu Ernani Ferreira: Marquinho Fé
Música: Outono dos Sentidos

Melhor Intérprete - Troféu César Passarinho: Frederico Viana
Música: Como Lo Siento

Melhor Arranjo Instrumental – Troféu Lagoa dos Patos: Adriano Sperandir e Nilton Júnior
Música: No mar dos teus olhos

Melhor Melodia - Troféu Noel Guarany: Como Lo Siento (Canção)
M/L: Frederico Viana

Melhor Tema Litorâneo – Troféu Costa Doce: No mar dos teus olhos  (Canção)
L: Rômulo Chaves
M: Nilton Júnior da Silveira


Crédito Fotos: Rafael Grigoletti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares