OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

terça-feira, 14 de setembro de 2010

TRADICIONALISMO Essa gauchada é taura mesmo, tchê


por ROBSON NEVES
Estava batendo água quando a gauchada da Cavalgada da Integração chegou ao CTG Estância do Chimarrão neste sábado conduzindo a centelha da chama crioula para a abertura da 47ª Semana Farroupilha de Cachoeira do Sul. Passando pelo centro da cidade, a cavalgada seguiu para o Passo do Moura, onde foi recebida com uma queima de fogos pela patronagem do Estância, que no sábado sediou o fandango e a ronda oficiais da festa farrapa, que prossegue hoje com atividades na Câmara de Vereadores.
O coordenador da Cavalgada da Integração, Milton Chaves, o Passarinho, destaca que buscar a chama crioula para Cachoeira é gratificante. “Acho que todo mundo que viu a gente debaixo daquela chuvarada, usando capas pesadas, sentiu o amor que temos pela cavalgada e pelo Rio Grande”, salienta Passarinho. Este ano os cavalarianos foram a Itaqui buscar a centelha. Como a distância é muito grande entre o município da fronteira e Cachoeira, parte do percurso foi feita usando ônibus. Eles encilharam os cavalos em Cacequi, percorrendo 260 quilômetros com a chama a trote. “É muito gratificante. Quando a gente estava chegando, uns 70 cavalarianos estavam esperando na chuva para seguir para o Estância”, enfatiza Passarinho.
HOMENAGEMAo chegar no Estância, Passarinho foi agraciado recebendo um quadro com a sua foto pela Associação Tradicionalista e Cultural (ATC). O patrão de honra da 47ª Semana Farroupilha, José Benemídio Almeida, o tradicionalista Vorni Prestes, o peão Douglas Diehl e a prenda Manuela Acosta Ferreira, também foram homenageados pela ATC pelo trabalho que desenvolvem em defesa do tradicionalismo. Depois de hasteadas as bandeiras, o Estância recepcionou os tradicionalistas com um almoço, onde o prato principal foi o churrasco. Durante a tarde houve baile no galpão de fogo e fandango para piás. A festa seguiu até a madrugada de ontem com o fandango do Estância, que levou um grande público ao CTG Os Gaudérios. O baile foi animado pelo grupo Os Buenachos.

Pessoal ai esta mais uma reportagem do Jornal do Povo aqui de Cachoeira do Sul, sobre a chama crioula que foi recebida neste sábado dia 11 de Setembro de 2010.

Segue algumas fotos  de Robson Neves espero que apreciem.

Fonte: www.jornaldopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares