OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

sábado, 10 de julho de 2010

Projeto De Fundamento



Foto da capa: Estância Candelária – Alegrete- RS



Segundo Subdistrito Itapororó.
Proprietária: Maria do Carmo Jardim Vasconcellos Galvão
Foto cedida pelo fotógrafo alegretense Marco Santierri.


Curiosidade histórica

Conforme o pesquisador Emiliano Limberger, em sua visita recente a este local, contou-nos que nestas imediações, em 2 de fevereiro de 1625, teria sido fundada a primeira redução jesuítica no atual Rio Grande do Sul, pelo padre Roque Gonzáles de Santa Cruz, com a contribuição da tribo dos Guenoas, uma subdivisão dos Pampeanos, sob invocação da Nossa Senhora da Candelária, na margem esquerda do rio Ibicuí, nas redondezas da foz do Ibicuí com o rio Uruguai. Pela proximidade com o local e os resquícios encontrados no mesmo, presume-se que esta redução tenha sido por perto e que durou pouco mais de um ano, tendo sido arrasada pelos Jaros, outra tribo que existia nesta região do pampa e insubmissa aos recém chegados.


Provavelmente na época das sesmarias, princípio do século XIX, tenha-se resgatado o nome da antiga redução para a estância atual, pois este nome Candelária já existia neste estabelecimento, conforme documento de Medição de Terras e Inventários dos antigos proprietários desta sede.


O pesquisador Limberger baseia-se em um documento de 1628, do padre Nicolau Mastrilli Duran em um Relatório Anual, que os Jesuítas elaboravam, chamado de “Chartae Annue”, informando sobre a existência e destruição desta incipiente redução.


fonte: Livro Porteiras da história - Estâncias centenárias de Alegrete.
Autor: Homero Dornelles.


Repertório


De Fundamento Vol.1 conta com melodias já conhecidas do público que acompanha os festivais de música regional gaúcha, sendo que todas as letras são de autoria de Zeca Alves, musicadas por nomes consagrados da nossa música: Érlon Péricles, Ângelo Franco, Adriano Gomes, Carlos Madruga, Ricardo Martins, Sabani Felipe de Souza; conta também com duas composições inéditas (Meu mundo de campo) versos em parceria com Gerson Brandolt e musicados pelo próprio Zeca Alves, e outra (O Banhado) musicada por Glademir Escobar melodista Itaquiense, composições estas que foram escolhidas pelo autor com o cuidado máximo para que pudesse através desse primeiro registro fonográfico assinado por ele, revelar sua verdadeira identidade, procurando assim, resgatar os trabalhos de sua autoria que mais se encaixam no seu perfil, conta também com uma faixa bônus que empresta título ao álbum e tem autoria de Fabio Prates – Mauro Dias – Mateus Alves e Ricardo Martins.


Produção musical

A cargo de Juliano Moreno que trabalhou os arranjos baseado nos originais de cada composição e também se encarregou dos violões base. Os demais músicos foram Marcelo Nunes (gaita botoneira), Robson Garcia (violão solo), Fabrício Ocaña (percussão) e Miguel Tejera (contrabaixo).


Intérpretes


O CD conta com a participação de grandes artistas gaúchos das mais variadas gerações, onde cada música ganhou a peculiaridade do cantar de cada um; sendo que o autor convidou a cantá-las, alguns de seus ídolos e parceiros musicais; contemporâneos ou não, conforme Zeca Alves, são pra ele, algumas das maiores referências no que diz respeito a verdadeira música regional gaúcha. São eles Marcelo Oliveira, Leonel Gomes (artistas exclusivos gentilmente cedidos pela gravadora Vertical), Matheus Leal (artista exclusivo gentilmente cedido pela gravadora USA discos), Érlon Péricles (artista exclusivo gentilmente cedido pela gravadora Acit) Adriano Gomes, Jorge Freitas, Jari Terres, Jairo “Lambari” Fernandes, Volmir Coelho, Daniel Cavalheiro, Evair Soares Gomes e Juliano Moreno. Traz ainda a participação de um jovem talento santanense, Alex Haar, que teve a oportunidade de cantar a faixa bônus juntamente com Daniel Cavalheiro e Juliano Moreno.


Gravado em Sant’Ana do Livramento no estúdio “El loro” record’s.
Técnico de gravação, mixagem e masterização: Juan Pedro.


De Fundamento vol. 1 é o registro fonográfico de um trabalho autoral com alma e sotaque de fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares