OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O CAVALO

                                        



                   Cavalo Classificação científica
        Reino: Animalia
      Filo: Chordata
          Classe: Mammalia
               Ordem: Perissodactyla
      Família: Equidae
  Género: Equus
         Espécie: E. caballus
                          Nome binomial: Equus caballus



O cavalo (do latim caballu) é um mamífero hipomorfo, da ordem dos ungulados, uma das sete espécies modernas do gênero Equus. Esse grande ungulado é membro da mesma família dos asnos e das zebras, a dos equídeos. Todos os sete membros da família dos equídeos são do mesmo gênero, Equus, e podem relacionar-se e produzir híbridos, não férteis, como as mulas.Pertencem a ordem dos perissodáctilos no qual fazem parte rinocerontes e antas (tapires).Os cavalos têm longas patas de um só dedo cada. Os cavalos (Equus caballus) são perfeitamente adaptados a diversos desportos e jogos, como corrida, pólo, provas de ensino ou equitação, ao trabalho e até à equoterapia (recuperação da coordenação motora de certos deficientes físicos).


Esses animais dependem da velocidade para escapar a predadores. São animais sociais, que vivem em grupos liderados por matriarcas. Os cavalos usam uma elaborada linguagem corporal para comunicar uns com os outros, a qual os humanos podem aprender a compreender para melhorar a comunicação com esses animais. Seu tempo de vida varia de 25 a 30 anos.


O cavalo teve, durante muito tempo, um papel importante no transporte; fosse como montaria, ou puxando uma carruagem, uma carroça, uma diligência, um bonde, etc.; também nos trabalhos agrícolas, como animal para a arar, etc. assim como comida. Até meados do século XX, exércitos usavam cavalos de forma intensa em guerras: soldados ainda chamam o grupo de máquinas que agora tomou o lugar dos cavalos no campo de batalha de "unidades de cavalaria", algumas vezes mantendo nomes tradicionais (Cavalo de Lord Strathcona, etc.)


Como curiosidade, a raça mais rápida de cavalo, o famoso thoroughbred (puro sangue inglês ou PSI) alcança em média a incrível velocidade de 17 m/s (~60 km/h).



Tiro de Laço o Início!

Tiro de Laço



Tiro de laço é uma forma de competição a cavalo característica do Rio Grande do Sul. Nesta prova, o ginete tem o espaço de 100 metros para laçar um novilho que tenta fugir.

Regras

São importantes para o bom desempenho a qualidade da montaria bem como a habilidade do laçador.




Origem

Foi no município de Esmeralda na década de 50, que foi realizado o primeiro torneio de laço, em forma de competição e que deu origem aos atuais rodeios onde atualmente se realizam as provas de tiro de laço. É hoje uma das mais tradicionais provas campeiras.

A prova é realizada em uma raia de 100 metros, onde os ginetes devem laçar o novilho pelas guampas.Cada ginete tem cinco chances e as dez duplas com maior número de laçadas, volta a competir, dessa vez com duas oportunidades ABCCC. É uma prova considerada difícil pois os ginetes têm que ter muita força, concentração e domínio na hora de laçar, já que a laçada só é valida se for nas,guampas, do animal.Nesta competição não se avalia as qualidades do cavalo, e sim a aptidão do laçador.


Os Núcleos e ABCCC não se responsabilizam por eventuais acidentes que possam ocorrer durante a prova e no ato da inscrição os concorrentes assinarão uma ficha, isentando os promotores do concurso das responsabilidades apontadas anteriormente.


Fica proibido o uso dos seguintes recursos: martingala, rendilha e rédeas cruzadas por baixo do pescoço. Também o uso de peiteira, pescoceira ou similar como comando. Não será permitido o uso de tento ou barbante para prender a cola dos animais. É permitido o uso de gamarra e focinheira em couro.

Curiosidades da competição

Os concorrentes, quando gaúchos, deverão apresentar-se devidamente pilchados e, quando de outros estados, obedecerá indumentária de sua região.


Os laçadores somente poderão inscrever-se em Cavalos Crioulos confirmados (reprodutores, éguas e cavalos castrados), sendo obrigatório a apresentação do registro ou cópia autenticada.


Retenção de rodilhas e laço rebentado invalidará a armada. Também ao concorrente que perder o chapéu ou qualquer objeto de uso campeiro.

Competições locais

Os CTGs organizam as provas de tiro de laço em seus respectivos rodeios porém somente os rodeios do mercosul tem a finalidade de classificar os melhores laçadores para a concorrerem ao Laço de Ouro que se realiza todos os anos na Expointer.

                                         Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Oração do Laçador

Oração do laçador.





É maravilhoso Senhor, ter braços e mãos perfeitas para segurar o laço, a armada e as rodilhas, quando há tantos mutilados.Obrigado meu Pai, pela visão perfeita que enxerga o boi correr rumo ao brete final, quando há tantos que perderam a luz. Agradeço meu Deus, pela minha voz que pede a solta, quando tantos emudeceram. Deus onipotente e eterno, obrigado pelas minhas pernas que afirmam nos arreios a vida, quando tantos não tiveram a vitória de ter pernas perfeitas. Generoso Cristo, agradeço-lhe por todas as refeições festeiras, quando tantos não tem um pedaço de pão para saciar a fome. Deus eterno, obrigado, por laçar, por sorrir, sonhar e dançar numa festa, quando tantos se odeiam e fazem guerra. Santíssima Trindade, agradeço-te por aceitar a derrota de cabeça erguida, contente e sorrindo, quando tantos não souberam perder. Digo amém Senhor por tudo que tens feito na minha vida . AMÉM


2º Encontro do Laço Perfumado do Rodeio

No dia 30.12.09 ás 21: 00hs foi realizado no Lanches Santa Maria em Cachoeira do Sul, o 2º Encontro do Laço Perfumado.
Onze mulheres se reuniram para comemorar mais um ano de existência do nosso piquete de mulheres que laçam por esse Rio Grande a Fora.
Agradecemos a Deus por mais um ano maravilhoso cheio de armadas maragatas!
Agradecemos também pela proteção que ele nos dá, evitando que a gente se machuque, só assim poderemos continuar laçando (correndo atrás do boi) e encantando todos que apreciam esse esporte maravilhoso!





quarta-feira, 30 de dezembro de 2009



O Laço carrega o timbre de um sentimento nativo!
E cada armada é um estrivo onde se afirma a consciência.
E nesta busca de esxência o rodeio é quase sagrado!
Por que projeta o legado além da nossa existência!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

(arte finalizada)

Conheço a nostalgia e a paciência; carrego a imensidão nos meus aperos... A estrada sempre foi minha querência na vida cotidiana de tropeiro. E o canto das esporas andarilhas, repete-se em prenúncio do depois. Pra sempre vou seguindo as mesmas trilhas, no passo de quem vai junto dos bois. Enquanto eu estradeio neste tranco, o tempo anda correndo - é a evolução. Eu fico com estes meus cabelos brancos, e as tropas vão, sem mim, de caminhão!


De cacho atado trotei firme meu mouro!!

Luzindo a estampa de Pingo dos meus arreios..
Me balanceio e tenteio dum estrivo ao outro
Rumo ao povoado no reponte deste anseio..
Meu mouro Pampa q se embala nas ponteada
Masca o bocal com jeito de redomão
Se balanceia babando uma espuma branca
Passarinheiro quase nem pisa no chão.
Eu trago a alma já tentiada pela "gana"
De atar meu mouro no palanque da ramada!!
Na manhã clara e num domingo ensolarado
Que se destapa no olhar de qum me agrada!!











segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Rodeio Agudo


LAÇO PERFUMADO

"...Nosso laço é perfumado, nosso jeito complicado e nosso talento diferenciado ..."












 Minha Arma é o Laço...
 O Meu Lugar é o Campo...
 O Meu Caminho é A Cancha...
 A Minha Companhia é o Cusco...
 A Minha Amiga é a Espora...
 A Minha União é os Tentos...
 O Meu Desejo é Botar a Armada...
 O Meu Remedio é o Cheiro do Campo...
 Os Meus Inimigos são as Cercas...
 Os Meus Emprevistos são os Pialos...
 A Minha fala é a Tradiçao do Rio Grande...
 O Meu Espirito è De Gaucho Farrapo...
 A Minha Musica é a nativista...
 O Meu Point é os Arreios...
 A Minha Energia Vem dos Cavalos...






Postagens populares