OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Tiro de Laço o Início!

Tiro de Laço



Tiro de laço é uma forma de competição a cavalo característica do Rio Grande do Sul. Nesta prova, o ginete tem o espaço de 100 metros para laçar um novilho que tenta fugir.

Regras

São importantes para o bom desempenho a qualidade da montaria bem como a habilidade do laçador.




Origem

Foi no município de Esmeralda na década de 50, que foi realizado o primeiro torneio de laço, em forma de competição e que deu origem aos atuais rodeios onde atualmente se realizam as provas de tiro de laço. É hoje uma das mais tradicionais provas campeiras.

A prova é realizada em uma raia de 100 metros, onde os ginetes devem laçar o novilho pelas guampas.Cada ginete tem cinco chances e as dez duplas com maior número de laçadas, volta a competir, dessa vez com duas oportunidades ABCCC. É uma prova considerada difícil pois os ginetes têm que ter muita força, concentração e domínio na hora de laçar, já que a laçada só é valida se for nas,guampas, do animal.Nesta competição não se avalia as qualidades do cavalo, e sim a aptidão do laçador.


Os Núcleos e ABCCC não se responsabilizam por eventuais acidentes que possam ocorrer durante a prova e no ato da inscrição os concorrentes assinarão uma ficha, isentando os promotores do concurso das responsabilidades apontadas anteriormente.


Fica proibido o uso dos seguintes recursos: martingala, rendilha e rédeas cruzadas por baixo do pescoço. Também o uso de peiteira, pescoceira ou similar como comando. Não será permitido o uso de tento ou barbante para prender a cola dos animais. É permitido o uso de gamarra e focinheira em couro.

Curiosidades da competição

Os concorrentes, quando gaúchos, deverão apresentar-se devidamente pilchados e, quando de outros estados, obedecerá indumentária de sua região.


Os laçadores somente poderão inscrever-se em Cavalos Crioulos confirmados (reprodutores, éguas e cavalos castrados), sendo obrigatório a apresentação do registro ou cópia autenticada.


Retenção de rodilhas e laço rebentado invalidará a armada. Também ao concorrente que perder o chapéu ou qualquer objeto de uso campeiro.

Competições locais

Os CTGs organizam as provas de tiro de laço em seus respectivos rodeios porém somente os rodeios do mercosul tem a finalidade de classificar os melhores laçadores para a concorrerem ao Laço de Ouro que se realiza todos os anos na Expointer.

                                         Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares