OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cachoeira perde o Freio de Ouro para Santa Maria



A pista de rodeio ficou prejudicada pela chuva e ABCCC decidiu mudar local pela segurança de cavalos e ginetes


A pedido dos ginetes, vice-presidente da ABCCC, Mário Suñe, transferiu a prova
A pedido dos ginetes, vice-presidente da ABCCC,
 Mário Suñe, transferiu a prova
A pedido dos ginetes, vice-presidente da ABCCC, Mário Suñe, transferiu a prova
A prova classificatória do Freio de Ouro, inédita em Cachoeira do Sul, que seria realizada de hoje até domingo, foi transferida para o Parque de Exposições de Santa Maria pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O motivo da transferência foi o estado da pista de rodeios do Parque Ivan Tavares, que depois dos 105 milímetros de chuva na última terça-feira apresentou riscos aos cavalos e ginetes.




O sistema de drenagem na pista, feito pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Cachoeira do Sul e pelo Sindicato Rural, que ficou pronto no dia 20 de maio, cedeu com a chuva, formando valetas e deixando a parte onde há drenagem muito fofa. No momento em que os ginetes foram fazer o reconhecimento da pista, em alguns locais as patas dos cavalos afundaram, gerando uma preocupação quanto à segurança. A ABCCC chegou a fazer três vistorias na pista e já tinha aprovado, inclusive elogiando as mangueiras e a estrutura que foi preparada para a classificatória.
Depois de uma reunião entre ginetes e uma ligação para a ABCCC, o vice-presidente de eventos da associação, Mário Móglia Suñe, verificou a situação pessoalmente e decidiu pela transferência para SM. “Infelizmente a pista não oferecia condições para as provas. Os cavalos poderiam se machucar e os ginetes estavam preocupados com sua segurança. Por outro lado, a pista estava pesada demais, o que prejudicaria a performance dos animais e dificultaria o trabalho dos jurados”, sentenciou Mário.

O ginete Felipe Silveira, 42 anos, que participa do Freio do Ouro desde 1992, concorda. Ele diz que a pista estava muito ruim. “Além de ter muita areia, fazendo com que a pista ficasse muito pesada, tinham valetas muito grandes e locais onde a terra estava fofa. Não tinha como um cavalo fazer uma paleteada ali e muito menos uma esbarrada, pois na certa iria se machucar”, comenta Felipe.

Benemídio: “Um alarde desnecessário”


Benemídio: cavalos valentes, mas ginetes, não





O presidente do NCCCC, José Benemídio Almeida, diz que foi um exagero. Segundo ele, a pista realmente apresentou defeito em função da chuva que caiu, pois depois da reforma não havia chovido ainda e, com a quantidade de água que caiu, não tinha como a pista ficar perfeita.


“Realmente tivemos este problema, mas já estávamos preparados para arrumar tudo e deixar em condições para que a classificatória ocorresse”, lamentou Benemídio. O NCCCC e o Sindicato Rural já haviam contratado a empresa Tonini Terraplanagem. “Os rolos compressores e retroescavadeiras iriam passar a noite toda trabalhando na pista. Duvido muito que não teríamos condições para fazer as provas”, falou Benemídio.


GINETES MEDROSOS - Benemídio foi categórico em dizer que conhece bem a raça crioula e afirma que já viu em plena pista em Esteio, durante as provas do Freio de Ouro, cavalos correrem e competirem no barro, com tombos e escorregadas. “Os cavalos crioulos são espertos, fortes, funcionais e preparados para este tipo de terreno. Mas ponho em dúvida a astúcia e coragem dos ginetes, que temeram entrar em uma pista que estaria em condições muito melhores que em outras localidades que eles já competiram”, indignou-se Benemídio. “Daqui a três anos vamos fazer novamente em Cachoeira e vamos provar que temos condições”, completou.


Embora as provas tenham sido transferidas para Santa Maria, Benemídio diz que as máquinas vão trabalhar na pista até domingo para deixá-la em condições à realização de provas. “Vamos terminar o trabalho que começamos. Não é a transferência que vai impedir de termos uma pista exemplar para rodeios”, falou Benemídio.

FRASE
“Não me arrependo do que fizemos, pois poderíamos fazer a classificatória e tentamos. Se não deu certo, é uma coisa, mas pelo menos tentamos fazer”
José Benemídio Almeida, presidente do NCCCC

ATENÇÃO
As provas do passaporte para o Freio de Ouro, que são apenas morfológicas, classificaram quatro animais entre 66 inscritos. O grande campeão dos machos foi o cavalo de Jacó Edmundo Waiand, Faceiro da Charqueada, da cidade de Vale Verde. O segundo colocado foi o cavalo Impacto do Pinhal, dos criadores Augusto e Horácio de Souza. Nas fêmeas, a égua Jarrita da Reconquista, do criador Marcelo Telechea Cairoli, de Alegrete, além de ter ficado em primeiro, foi escolhida a melhor exemplar da raça entre os 66 competidores. A segunda fêmea foi Estrela da Maya, de Zuleica Borges Torrealba, de Bagé.

Fonte: www.jornaldopovo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares