OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Blue Heeler



Blue Heeler ou Australian Cattle Dog

Por sua pelagem não obedecer um padrão muito uniforme, a maioria das pessoas acabam tendo uma primeira impressão de que este é um cão feio, porem depois que conhecem, mudam completamente o conceito. Com uma enorme inteligência, docilidade, rusticidade, são cães realmente da lida campeira e adoram o que fazem. São apaixonados por água e trabalham por longos períodos sem descanso e sem jamais deixa seu companheiro Homem para traz. Nos últimos anos foi bastante difundido por toda a serra Catarinense, junto as fazendas de criação de gado. E sempre levados ao Rodeios Crioulos. Segue um pouco da historia dessa maravilhosa raca. 


História da raça

O Blue Heeler ou Australian Cattle Dog foi desenvolvido por colonizadores no século XIX para agrupar o gado em grandes ranchos australianos. Os colonizadores trouxeram alguns cães da Europa tais como Smithfield e o Collie, mas estes não agüentaram as duras condições de trabalho e o clima do novo continente. Assim, os rancheiros começaram a experimentar novas cruzas. O Blue Heeler derivou-se primeiramente de uma mistura de importações salpicadas lisas, azuis de Collie Escocês e de Dingos Australianos selvagens. Kelpie, Dálmata e Bull Terrier também foram adicionados. O resultado gerou um cão excelente para agrupar o gado como poucos, que trabalhavam quietamente e vigorosamente, dispostos e capazes de dirigir o gado através de vastas distâncias sob circunstâncias empoeiradas ásperas e quentes. 




 Temperamento 

São leais, protetores e alertas. E absolutamente leal e obediente ao seu dono. Devido ao seu alto nível de dominância ele é um cão de um dono só. Os cães australianos são muito fáceis de treinar. Está entre as 3 raças mais inteligentes do mundo e desempenha com excelência o papel de companheiro e de guarda, tendo seu dono como seu melhor amigo. 


Características 

O Blue Heeler é um cão de porte médio, resistente ao trabalho, compacto, com musculatura bem desenvolvida, poderoso e muito ágil. Pode ser encontrado nas seguintes cores: azul ou em vermelho salpicado. Os filhotes nascem brancos com algumas pintas em preto, adquirindo a coloração definitiva a partir dos 20 dias de idade, em média. Pesa de 15 a 25 kg. Tamanho: machos: 43 a 48cm e fêmeas: 43 a 45 cm. É uma das raças com maior longevidade chegando em média aos 15 anos de idade. 


Por: Rafael Sidooski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares