OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

terça-feira, 29 de junho de 2010

Para colocar pressão nos favoritos ao Freio de Ouro


O tradicional palco do Rodeio Crioulo Internacional, o Parque Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria (RS), sediou na manhã deste domingo, dia 27, mais uma etapa classificatória ao Freio de Ouro 2010. A cidade dos Campos de Cima da Serra gaúcha recebeu 18 fêmeas e 22 machos na disputa por oito vagas.



Enquanto as fêmeas lutaram durante toda a manhã para alcançar os 18 pontos de média e, assim, garantir o requisito mínimo para a classificação, os machos sobraram na pista. Luiz Martins Bastos Neto, um dos três jurados em Vacaria, empolgou-se com a qualidade dos animais que disputaram a etapa.


– Os machos têm nível espetacular. Temos três ou quatro cavalos de ponta, que podem concorrer com chances de vitória em Esteio – comentou Neto.


Para colocar pressão nos favoritos


Não era para menos. Tendo na disputa Ibirapuitã do Itapororó, pai do último campeão do Freio e montado pelo mesmo ginete, o tricampeão Zeca Macedo, e Virago Rio Tinto, grande campeão da FICCC em 2007, a expectativa era grande. Tanto que os quatros classificados mantiveram-se na frente ao longo de toda a prova, disputando ponto a ponto suas posições.


O destaque foi mesmo Virago Rio Tinto, um cavalo grande mas de boa movimentação, que liderou durante toda a prova e garantiu a classificação com 21,822 pontos, a segunda maior média até aqui, ficando atrás apenas de Pampa de São Pedro, que obteve 21,880 pontos em Montevidéu. Há apenas 50 dias nas maos de Daniel Teixeira, o conjunto está pronto para "colocar pressão nos favoritos" ao Freio, comentou o narrador das provas pelo Canal Rural, Alexandre Crespo.


E os outros machos não deixaram por menos, todos obtendo ótimas médias e igualmente "colocando pressão" na disputa ao Freio: Paisano do Purunã (20,567), Ibirapuitã do Itapororó (20,153) e Cerro Campero Velhaco (20,139).


Superação entre as fêmeas


Ainda que no início da manhã pairasse dúvidas sobre se alguma delas conseguiria o mínimo necessário para a classificação, elas se dissiparam ao final. Com Onça Parda do Purunã (19,143), montada por Fábio Teixeira da Silveira, e Rinconada Espuela (18,725), montada por Garibaldi Maidana Ferraz, desempenhando bem na Mangueira e na Bayard-Sarmento, e Sintonia do Purunã (18,661) e Amora 495 Maufer (18,419), montada por Caroline Zagonel, a primeira amazona a garantir vaga na final do Freio, o sentimento geral foi de vitória.


– Estava quase sem esperanças depois de tudo o que aconteceu de errado nos últimos dias – comentou Fábio, vencedor da etapa com Onça Parda do Purunã. Abatido por uma forte gripe e uma série de contratempos que incluiu zerar a paleteada de sábado, o ginete foi outro exemplo de superação.


A próxima etapa do circuito 2010 do Freio de Ouro será em Lages (SC), entre os dias 2 e 4 de julho. O Canal Rural transmite ao vivo a final na manhã do domingo.


CLASSIFICADOS EM VACARIA


FÊMEAS


Onça Parda do Purunã - Cabanha Emaisa, Joinville (SC) - Ginete: Fábio Teixeira da Silveira 19,143 pontos - 1º Lugar


Rinconada Espuela - Cabanha Resplendor, Vacaria (RS) - Ginete: Garibaldi Maidana Ferraz - 18,725 pontos - 2º Lugar


Sintonia do Purunã - Cabanha São Rafael, Balsa Nova (PR) - Ginete: Vagner Jesus Neumeister - 18,661 pontos - 3º Lugar


Amora 495 Maufer - Cabanha Maufer, Cruzeiro do Sul (RS) - Ginete: Caroline dos Santos Zagonel - 18,419 pontos - 4º Lugar


Borboleta da Bela Aliança - Cabanha Capão da Ronda - Ginete: Fábio Teixeira da Silveira - 18,364 pontos - 1ª Reserva


Volumosa 437 Maufer - Estância Santa Marta, São Borja (RS) - Ginete: Reinaldo Silveira - 18,354 pontos - 2a Reserva


MACHOS


Viragro Rio Tinto - Condomínio Rio Tinto - Ginete: Daniel Teixeira - 21,822 pontos - 1º Lugar


Paisano do Purunã - Cabanha Itaimbé, Tijucas do Sul (PR) - Ginete: Eder Ricardo de Castro Salgueiro - 20,567 pontos - 2º Lugar


Ibirapuitã do Itapororó - Cabanha do Pontal, Arambaré (RS) - Ginete: Zeca Macedo - 20,153 pontos - 3º Lugar


Cerro Campero Velhaco - Agropecuária Rio Bonito, Ponta Grossa (RS) - Ginete: Daniel Teixeira - 20,139 pontos - 4º Lugar


CS Jambo - Cabanha da Figueira, Panambi (RS) - Ginete: Charles Fagundes - 19,265 pontos - 1º Reserva


Zás-Trás de Santa Edwiges - Cabanha La Conquista, Caxias do Sul (RS) - Ginete: Garibaldi Maidana Ferraz - 18,676 pontos - 2º Reserva


 Com informações de Estela Facchin



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares