OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Agenda de Ranieri Laufer



Cristiano Quevedo no CTG Porteira do Rio Grande em Vacaria







12º Campeonato Interestadual de Laço de Gravataí



A primeira rodada no 12º Campeonato Intermunicipal de Laço será no domingo, dia 10. A competição tem o apoio da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc) e ocorrerá no Parque Municipal de Eventos Ireno Michel, localizado no Km 17 da ERS-118, número 3795. A abertura será às 9h e até as 17h ocorrerão atividades com entrada franca para toda a população.

A competição reúne tradicionalmente centenas de visitantes do município e cidades vizinhas, como Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Sapucaia do Sul, Canoas, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão. Segundo a diretora-presidente da Fundarc, Bernadete Camargo, a expectativa é receber mais de 500 laçadores. “Com as diversas modalidades de competições, pretendemos superar a estimativa de público do ano passado, que teve cerca de 2500 pessoas”, explicou.

O torneio será dividido nas seguintes modalidades: Laço Equipe, Laço Prenda, Laço Piá, Laço Guri, Laço Capataz, Laço Dupla, Trio e Quarteto. A equipe que ficar em primeiro lugar receberá como prêmio a quantia de R$600,00. Os primeiros lugares das demais modalidades receberão troféus.

Confira as próximas datas do Campeonato Intermunicipal de Laço:

2ª rodada: 08 de julho;
3ª rodada: 05 de agosto;
Final: 19 de agosto.


Fonte: http://www.portalderodeios.com.br/

Pedro Ortaça, 70 anos



Hoje é o aniversário de PEDRO ORTAÇA, dia 29 de junho de 1942, nascia no Pontão de Santa Maria, São Luiz Gonzaga, um dos QUATRO TRONCOS da música MISSIONEIRA. De origem humilde, passou grandes dificuldades. Mas soube superar com muito trabalho e dedicação.


Que DEUS continue sempre protegendo nosso "tronco missioneiro". Hoje é o Rio Grande que canta pra ele: Parabéns, parabéns, parabéns, saúde e felicidades. Uma homenagem da esposa, Rose Ortaça, do nosso blog e dos milhares de fãs espalhados pelo Rio Grande e pelo Brasil!


segunda-feira, 25 de junho de 2012

FREIO DE OURO 2012



Freio de Ouro

Cobiça Bertoline e Abre Cancha da Onicron vencem a classificatória de Caxias do SulOito conjuntos garantiram vaga para a final do Freio de Ouro 2012


Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC
Caxias do Sul sediou neste domingo, dia 17, a final da oitava classificatória para o Freio de Ouro 2012. No total, 20 conjuntos realizaram as provas Mangueira, Bayard-Sarmento e Paleteada e oito garantiram vaga para a grande final que acontece no dia 26 de agosto, em Esteio, durante a Expointer. Entre as fêmeas, Cobiça Bertoline e o ginete Raul Lima, da Fazenda Bertoline, ficaram com a maior pontuação e garantiram o primeiro lugar. Entre os machos, a primeira colocação ficou com Abre Cancha da Onicron e o ginete Adriano Streck, da Cabanha Onicron e Reservada, de Novo Hamburgo (RS).

Entre as fêmeas, na Mangueira, primeira prova do dia, Cobiça Bertoline teve destaque, apresentou muita aptidão vaqueira conquistou a primeira colocação. Seguida por RE Bailarina e o box 25, Havaiana do Trinta e Oito. Entre os machos, Abre Cancha da Onicrou ficou na primeira colocação com 19878 pontos, seguido por Sanga Funda Ubiratã, box 57.
Na prova Bayard-Sarmento, entre as fêmeas houve alternância de colocações. O box 16, RE Bailarina, retomou a primeira colocação, seguida por Cobiça Bertoline, Festa Campeira do Pinhal e Xispa da 3J. Já nos machos, Abre Cancha da Onicron, box 69, manteve o primeiro lugar, assim como Sanga Funda Ubiratã continuou na segunda colocação. Em terceiro lugar ficou Trinta e Três Filhos de Vento, seguido por Esquinazo do Monte Bello.
A última prova do dia, a Paleteada, decidiu os conjuntos classificados para a final. Novamente com alternância de colocações, entre as fêmeas, Cobiça Bertoline ficou com o primeiro lugar com 19701 pontos, seguida por RE Bailarina, Festa Campeira do Pinhal e Xispa 3J. Já nos machos, Abre Cancha da Onicron continuou na primeira colocação com 20441 pontos, seguida por Sangra Funda Ubiratã, Capanegra Martín Fierro e Esquinazo do Monte Bello.
A próxima classificatória será realizada em Carazinho (RS) entre os dias 21 e 24 de junho.

C2Rural transmitirá finais de todas as etapas classificatórias para o Freio de Ouro 2012Internautas poderão participar de chat ao vivo e terão suas frases divulgadas durante as transmissões
O C2Rural é a ferramenta de transmissões via internet do Canal Rural. Leilões, palestras e premiações podem ser assistidas ao vivo, e com um espaço interativo para os internautas participarem em tempo real. Durante as etapas classificatórias para o Freio de Ouro 2012, o C2Rural transmitirá a final de cada região simultaneamente com o Canal Rural.

As frases mais criativas enviadas durante a transmissão, através do chat do C2Rural, poderão ser divulgadas ao vivo na transmissão do Canal Rural.

Para saber mais sobre a agenda de transmissões online acesse o site www.c2rural.com.br

Restam quatro classificatórias para a final do Freio de Ouro
A grande final do Freio de Ouro 2012 ocorre no dia 26 de agosto, em Esteio (RS). No total, serão realizadas 12 classificatórias que selecionam 96 conjuntos que concorrem na final. Ainda faltam 4 etapas, que serão realizadas em Carazinho (RS), Lages (SC), Esteio (RS) e Brasília (DF).
Acesse o site especial do Freio de Ouro, www.ruralbr.com.br/freiodeouro, e acompanhe o infográfico “A Caminho do Freio” que apresenta os locais das classificatórias e os respectivos vencedores..

Participe das transmissões das etapas do Freio de Ouro 2012
SMS, Chat e comunidade são as formas de interatividade
Todo ano, a cobertura das classificatórias e da grande final do Freio de Ouro conta com a participação dos telespectadores. Em 2012, o apaixonado pelo circuito de provas mais importante do cavalo crioulo no Brasil tem várias opções de interatividade. Veja como você pode participar, ou acessewww.ruralbr.com.br/freiodeouro e saiba mais:
Infotorpedo

Envie a palavra FREIO para o número 4000 para receber gratuitamente novidades do Freio de Ouro em seu celular. O serviço é gratuito e exclusivo para assinantes da Vivo.

Comunidade

Faça parte da rede que reúne os fãs do cavalo crioulo na internet. Acesse www.ruralbr.com.br/freiodeouro e entre na comunidade. Lá você faz amigos, troca informações, posta suas fotos e vídeos e pode testar seus conhecimentos sobre o Freio de Ouro no Quiz da competição.

Chat

Reúna-se aos fãs do cavalo crioulo na internet! Na comunidade do Freio de Ouro você participa do chat e conversa com outros seguidores da raça em tempo real, e seus comentários podem ser exibidos na TV durante a transmissão. Para participar é só se cadastrar gratuitamente na comunidade.


Facebook

Curta a nossa página no Facebook e participe das promoções que serão realizadas durante o Freio de Ouro.


Twitter

Você também pode acompanhar as novidades sobre o Freio de Ouro através do Twitter. Siga @freiodeouro e fique por dentro da competição.


Redes Sociais
Os apaixonados pelo Freio podem buscar informações também pelas redes sociais. Além da já consagrada comunidade no Ning (www.freiodeouro.ning.com), com chat que permite a interação entre os participantes, o Freio também está no Facebook (www.facebook.com/freiodeouro) e Twitter (www.twitter.com/freiodeouro).
 
Participe do Concurso Cultural "Eu Vivo o Freio de Ouro no Canal Rural"
Demonstre o seu amor pelo cavalo crioulo e concorra a um smartphone da Vivo
O Concurso Cultural "Eu Vivo o Freio de Ouro no Canal Rural" é uma parceria do Canal Rural com a operadora Vivo. Para participar do concurso, você precisa enviar uma foto através do formulário disponível no site especial do Freio de Ouro no Canal Rural, com o tema "Demonstre todo o seu carinho pelo cavalo crioulo".

A foto mais bonita de cada etapa será selecionada por um corpo de jurados do Canal Rural e da Vivo. Serão 9 etapas, e o vencedor de cada etapa vai ganhar um brinde, além de ir pra votação final, quando vai concorrer a dois smartphones.

Saiba mais sobre o regulamento do concurso através do sitewww.ruralbr.com.br/freiodeouro
Confira as 4 fotos que já foram classificadas para a final do concurso:

Vencedora da 1ª Etapa: Lizie Pereira Buss
Vencedora da 2ª Etapa: Alessandra Clemente
Vencedora da 3ª Etapa: Antônio CorrêaVencedora da 4ª Etapa: Denise Simões Pires Leite
Vencedora da 5ª Etapa: Kelly Teixeira 
  
massey
"A Vivo sempre tem novidades para você se conectar mais e viver melhor.
Acesse www.vivo.com.br e saiba mais.
Vivo. Conectados vivemos melhor."

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que esperamos do filme "O Tempo e o Vento"



O Facebook e as redes sociais foram inundados por manifestações veementes e indignadas contra a performance da XUXA em mais um programa global, onde com um sotaque exageradamente caricatural, teria ofendido os suscetíveis e excelsos brios do nosso Rio Grande do Sul.

Seguidamente acontecem injustiças muito mais virulentas e devastadoras contra o nosso patrimônio cultural e ninguém protesta e nem tampouco se insurge com a mesma veemência do caso da XUXA. E não estou defendendo ela, muito pelo contrário, quem renega as suas origens, realmente não merece o nosso respeito.


Mais de uma vez a grande mídia, de maneira artificial e postiça, lá nos grandes veículos e redes onde são fabricados os falsos sucessos, gestados nas poderosas e mercantilistas oficinas da comunicação de massa, perpetrou verdadeiras injustiças, altamente desrespeitosas para com a cultura do nosso povo e da nossa terra,contra os quais me insurgi solitariamente na época e sobre os quais não posso deixar de voltar a me manifestar: Quando transformaram em minissérie (lá na década de 80 do século passado) o romance O TEMPO & O VENTO, que resgata a saga do povo gaúcho, não sei se por razões mercadológicas ou subalternas, na trilha sonora da mesma, não teve sequer UMA música com temática e intérprete genuinamente gaúcho. Na ocasião a trilha sonora foi feita pelo grande TOM JOBIM e com todo o respeito reverente que devotamos a sua genialidade, a música dele não tem nada a ver conosco e muito menos com a nossa História.


Mas ninguém protestou e isso passou, como tudo passa nesta vida. E aí? Aí que passado mais algum tempo, o raio caiu de novo no mesmo lugar, causou o mesmo estrago e novamente ninguém protestou. Quando foi isso? Foi durante outra minissérie, A CASA DAS SETE MULHERES, que teve todo o apoio logístico e publicitário do Governo do Estado de então e NOVAMENTE NENHUMA MÚSICA na trilha sonora. A única música com temática mais aproximada com a nossa digital foi MERCEDITAS, um chamamé argentino. Cantado por quem? Ora pela grande GAL COSTA,  com aquele estupendo, natural e perfumado sotaque gaudério da nossa mulher gaúcha!!!


Apenas para comparar: Já imaginaram se ao fazerem uma minissérie na e sobre a Bahia, baseada em um romance do grande JORGE AMADO, além de não ter uma música sequer baiana, ainda colocassem no lugar da IVETE SANGALO, do CAETANO VELOSO, do GILBERTO GIL, da DANIELA MERCURY e de outros luminares da rica e multifacetada musicalidade baiana, o JUCA GAUDÉRIO para cantar LA CUMPARSITA? Pois, resguardada a proporção, foi exatamente o que aconteceu aqui. Com a cumplicidade silenciosa e omissa da nossa classe artística e das instituições culturais do Estado na época Agora corremos o risco de o raio cair (se isso acontecer, que esperamos que não, terá que ir para o GUINESS!) pela terceira vez no mesmo lugar.


O TEMPO & O VENTO, o romance cíclico e épico sobre a saga da PÁTRIA GAÚCHA, vai virar filme e terá a direção do competente JAYME MONJARDIM, o mesmo que dirigiu A CASA DASSETE MULHERES.Desejamos ao MONJARDIM, ao elenco e a sua equipe todo o sucesso, nessa empreitada em mostrar para o Brasil e o mundo BASEADO NO ROMANCE HOMÔNIMO DE ÉRICO VERISSIMO como foi forjado O VERDADEIRO HOMEM GAÚCHO aqui do garrão da Pátria Brasileira. Esperamos igualmente, que além de retratarem com FIDEDGNA FIDELIDADE, a nossa indumentária, a nossa gastronomia, a nossa culinária, os nossos usos e costumes, a densidade sociológica da nossa gente, o nosso inconfundível sotaque, RESPEITEM também o nosso brio e a NOSSA MÚSICA feita pelo nosso povo, que deve estar atento e em prontidão, para protestar democraticamente, com a mesma veemência e rigor com que o fez em relação a XUXA. Esperamos, de espírito desarmado como é próprio do gaúcho, Dom JAYME MONJARDIM, que tantas vinculações tem com o nosso povo e a  nossa terra, que além de ser filho de uma artista referencial na música brasileira, de ter sido casado  com a gaúcha DANIELA ESCOBAR, vizinha aqui da lindeira São Franscisco de Borja, que consigas com qualidade e honestidade cultural e artística, transpor para a tela a obra-prima do nosso grande ÉRICO VERISSIMO (tão grande e vasto quanto a sua obra!) SEM AS SIMPLIFICAÇÕES GROSSEIRAS e AS MUTILAÇÕES das duas outras vezes anteriores.


Sejam benvindos,
 JAYME MONJARDIM, FERNANDA MONTENEGRO, THIAGO LACERDA, CLEÓ  PIRES e todo o elenco bem como técnicos e equipe de apoio. Nós, antropólogos intuitivos da herança cultural deste sul do Brasil, vamos continuar aqui na barranca da fronteira, de cavalo encilhado e lança afiada, para, se preciso, protestar e nos insurgirmos com a mesma galhardia e guapeza, do nosso antepassado farrapo que com seu suor e seu sangue, tornou, por opção patriótica, este chão Brasil, pois também acreditamos (parafraseando JOSÉ MARTÍ) que um povo SÓ É DONO DO SEU DESTINO QUANDO FOR TAMBÉM DA SUA CULTURA!

Como me disse um paisano Filho de um pago feliz Numa sentença criolla, que eu repito e peço bis: “BIENVENIDOS LOS DE AFUERA SE RESPETAN MI PAÍS!!!!”

Itaqui (RS), 23 de Março de 2012.
João Sampaio

Fonte: Jornal Armazém da Cultura - São Borja

APOIADO- LAÇO PERFUMADO

Agenda Jorge Abreu


terça-feira, 19 de junho de 2012

O CRIOULAÇO UMA PAIXÃO NACIONAL








ARTIGO DE LUIZ FELIPE VITORASSI TEIXEIRA



FINAIS REGIONAIS OU UMA GRANDE FINAL EM JANEIRO?




    Neste ciclo 2011/2012 a ABCCC decidiu realizar duas Finais Regionais de Laço. Uma delas foi realizada em Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, definida como Final Regional 1 e a outra na cidade catarinense de Joinvile, definida como Final Regional 2.

   Como todos sabemos, tanto os apaixonados pelo laço cumprido, como os demais criadores da raça crioula, quais vislumbram um excelente e dos mais promissores mercados da raça OS CRIOULAÇOS são há muito tempo um enorme sucesso, tanto em número de inscrições como na qualidade dos exemplares da raça crioula, bem como de seus respectivos laçadores.

   Entretanto, estranhamente, as Finais Regionais não foram o sucesso que delas esperava, pois o número de competidores foi muito aquém do esperado, causando temor nos realizadores do evento chancelado pela ABCCC.

   Na verdade, não se sabe os reais motivos quais ensejaram o fracasso das Finais Regionais, motivo pelo qual escrevo este simples artigo, buscando junto com os leitores deste blog, desvendar o acontecido.

   Primeiramente, acredito eu, que temos que ver os prós e contras da realização das Finais Regionais e de uma única e grande Final em Esteio-RS.

    Verifico que a intenção da ABCCC em realizar duas Finais Regionais foi de “peneirar” um número menor de laçadores para que, assim houvesse viabilidade da Grande Final ser disputada durante a Expointer, em conjunto com as demais provas da Raça Crioula.


    E certamente, é uma grande honra disputar uma final de laço com o Parque Assis Brasil lotado, onde todos os holofotes estão voltados para a raça qual amamos.

    Entretanto, como todos sabem o custo de ir até Esteio, durante a Exponiter, é alto. Outrossim, a grande maioria dos laçadores são amadores e têm profissões e compromissos que inviabilizam de ir até o Assis Brasil no final de agosto. Também, há muitos estudantes quais estão em pleno andamento de suas aulas.


    Já, realizando uma grande final em janeiro, qual já participei e muito me agradou, tais problemas não existem, pois é tradicionalmente um mês de férias, devendo ser ressaltado o clima que é muito mais agradável que final de agosto.

   Ainda, em janeiro o Parque Assis Brasil apenas abrigaria os laçadores e suas respectivas famílias, quais acredito eu, é uma forma de agregar cada vez mais apaixonados por esta raça que tanto admiramos e por ela brigamos.


  Assim, em janeiro, o laço deixa de ser e um evento secundário para ser o grande “carro chefe” do evento, podendo haver uma grande e prazerosa confraternização da Raça Crioula.


  Aqui fica minha análise crítica quanto à forma de realizar a Final dos Crioulaços, agradecendo ao amigo Cezar Kruger por abrir as portas de seu blog. Derradeiramente com a ajuda de todos os senhores leitores para novas idéias e posicionamentos sobre este assunto.


Luiz Felipe Vitorassi Teixeira, advogado, laçador, jurado e ginete do Movimento a La Rienda e acima de tudo apaixonado pelo Cavalo Crioulo.
  

NICO FAGUNDES JÁ TEM SUBSTITUTOS





Segundo informações extra-oficiais, Antônio Augusto Fagundes, o Nico, que acaba de aposentar-se na RBS TV e no Jornal Zero Hora, já tem substitutos. Para apresentar o programa Galpão Crioulo, ao lado de Neto Fagundes, tudo indica que será a cantora Shana Muller. Na sua coluna tradicionalista de ZH, aos sábados, a função ficará ao encargo do cantor Elton Saldanha. A missão de substituí-lo não é nada fácil devido a sua experiência, estudo e conhecimento prático, mas tenho certeza que os nomes apontados, se vierem a se confirmar, farão um ótimo trabalho. 

fonte: Blog Léo Ribeiro

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Prêmio da Música Brasileira acontece nesta quarta, no Rio de Janeiro


Acontece nesta quarta-feira, dia 13, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira e o dueto já confirmou presença! Esta é a terceira vez que César & Rogério estão entre os finalistas da maior premiação do cenário musical do país. Vencedores da categoria melhor dupla regional em 2008, também estiveram entre os indicados em 2007.  Neste ano, concorrem pelos CDs Rio-grandenses (Volume I – Histórico e Volume II - Convidados), selecionados a partir 735 CDs inscritos. 

Para ver a relação completa dos indicados e saber mais sobre o Prêmio.




segunda-feira, 4 de junho de 2012

PTG RONDA DO PAMPA CONVIDA


PTG RONDA DO PAMPA


Convida para sua domingueira a realizar-se no dia 17 de junho em sua sede na BR 290 Km 305.
Inscrições


Trio: R$ 120,00 - Dupla : R$ 40,00 - Guri,pia e prenda: R$ 30,00 


As regras do rodeio são de acordo com as regras da 5ºRT e MTG
O PTG não se responsabiliza por qualquer dano ocorrido no rodeio.


PROGAMAÇÃO


8:30 Laço Trio (1ª,2ªe 3ª volta)
Após Dupla da novilha (1ª classificatória) 
Intervalo do almoço
13:30 laço guri,piá e prenda 
Dupla da novilha (2ª classificatória e final)
Após 4ª volta laço trio
Após final do trio( 2ª de0 a 8 armadas) (1ª de 9 a 12 armadas)


Premiação


1º força
1º lugar R$ 400,00 2º lugar R$ 200,00
2º força
1ºlugar R$ 300,00 2º lugar: R$ 200,00


Dupla 
1º lugar: 1 novilha ou valor


Guri,pia e prenda : 20% do arrecadado

Classificatória em Santa Maria define mais oito finalistas ao Freio de Ouro 2012


O ginete cachoeirense Raul Lima classificou o segundo melhor macho da competição. Até o final da primeira etapa Raul ponteava as listas de machos e fêmeas com as melhores pontuações


Freio de Ouro 2012: Competição foi acirrada e as posições oscilaram até a última prova de paleteada
Freio de Ouro 2012: Competição foi acirrada e as posições oscilaram até a última prova de paleteada
Freio de Ouro 2012: Competição foi acirrada e as posições
 oscilaram até a última prova de paleteada
A Classificatória do Freio de Ouro, da região 2, encerrou na manhã do último domingo com médias altas para os cavalos e éguas que se classificaram.


Dos 47animais que participavam da competição, quatro machos e quatro fêmeas carimbaram seu passaporte para a grande final do Freio de Ouro 2012, que ocorrerá em agosto, durante a Expointer, em Esteio. A supervisão técnica da final da classificatória foi de Marcelo Montano Coelho.
As provas foram realizadas no complexo da Universidade Federal de Santa Maria e o resultado se alternou diversas vezes, sendo definido somente após a última paleteada, o que tornou a competição muito acirrada e valorizou a experiência dos ginetes.


Entre as fêmeas, a égua PO Ushuaya começou a disputa na décima colocação, onde se manteve até a primeira prova de mangueira, terminando a primeira etapa do evento com o 7º lugar, entre os 10 finalistas da classificatória.
Na manhã de domingo, a égua entrou em pista e obteve as melhores médias nas provas de mangueira, bayard-sarmento e paleteada, o que lhe garantiu o primeiro lugar entre as 25 fêmeas, sendo que na paleteada ela atingiu a maior média da segunda fase da competição, entre os 20 melhores animais,  com 17,583.


As éguas cachoeirenses que estavam na competição, a Talía do Elebê, da Agropecuária Burtet, ficou com a 13ª posição e a Recoluta de Santa Angêlica, da Cabanha Quatro C, com a 20ª posição e não chegaram nem a participar a da final da Classificatória. 
Na categoria dos machos, a disputa não foi diferente. A briga por posições se diferenciava por poucos pontos e o sobe e desce de posições tornou a disputa quente, com vibrações a cada nota dos jurados.


O cavalo Nativo do HB, do expositor Hamilton Brum Bulcão, foi garantindo o seu espaço posição a posição. Montado por Filipe Braga Silveira, o cavalo chegou na primeira colocação no início da segunda fase, no domingo, e garantiu seu lugar até o final da prova.
Segundo Luciano Ghisleri, que julgou os machos ao lado de Rodrigo Py e Carlos Loureiro de Souza, todos os participantes foram muito bem, abrilhantando a disputa.
“Tivemos em pista cavalos que já foram finalistas do Freio de Ouro, e que são exceção na raça. Com certeza estes finalistas farão um belo papel na grande final”, diz.  


Ginete de Cachoeira classifica o segundo melhor macho.


Após um movimentado final de semana, que teve a Classificatória transferida, de última hora, de Cachoeira do Sul para Santa Maria, devido ao mau tempo que prejudicou a pista de rodeios do Parque Ivan Tavares, Cachoeira do Sul se destaca na classificação de um cavalo, cujo ginete era o cachoeirense Raul Lima.


Raul realizou as provas montando o cavalo Alvoroço 01 de Itabuna, filho de BT Jurado e Hipótese Liberal, do criador e expositor Matheus Gomes Lopes, da Cabanha Itabuna, de Caçapava do Sul, atingindo uma média final de 19,840 que garantiu a segunda melhor colocação entre os 22 machos da competição. 


Fonte: www.jornaldopovo.com.br

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cachoeira perde o Freio de Ouro para Santa Maria



A pista de rodeio ficou prejudicada pela chuva e ABCCC decidiu mudar local pela segurança de cavalos e ginetes


A pedido dos ginetes, vice-presidente da ABCCC, Mário Suñe, transferiu a prova
A pedido dos ginetes, vice-presidente da ABCCC,
 Mário Suñe, transferiu a prova
A pedido dos ginetes, vice-presidente da ABCCC, Mário Suñe, transferiu a prova
A prova classificatória do Freio de Ouro, inédita em Cachoeira do Sul, que seria realizada de hoje até domingo, foi transferida para o Parque de Exposições de Santa Maria pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O motivo da transferência foi o estado da pista de rodeios do Parque Ivan Tavares, que depois dos 105 milímetros de chuva na última terça-feira apresentou riscos aos cavalos e ginetes.




O sistema de drenagem na pista, feito pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Cachoeira do Sul e pelo Sindicato Rural, que ficou pronto no dia 20 de maio, cedeu com a chuva, formando valetas e deixando a parte onde há drenagem muito fofa. No momento em que os ginetes foram fazer o reconhecimento da pista, em alguns locais as patas dos cavalos afundaram, gerando uma preocupação quanto à segurança. A ABCCC chegou a fazer três vistorias na pista e já tinha aprovado, inclusive elogiando as mangueiras e a estrutura que foi preparada para a classificatória.
Depois de uma reunião entre ginetes e uma ligação para a ABCCC, o vice-presidente de eventos da associação, Mário Móglia Suñe, verificou a situação pessoalmente e decidiu pela transferência para SM. “Infelizmente a pista não oferecia condições para as provas. Os cavalos poderiam se machucar e os ginetes estavam preocupados com sua segurança. Por outro lado, a pista estava pesada demais, o que prejudicaria a performance dos animais e dificultaria o trabalho dos jurados”, sentenciou Mário.

O ginete Felipe Silveira, 42 anos, que participa do Freio do Ouro desde 1992, concorda. Ele diz que a pista estava muito ruim. “Além de ter muita areia, fazendo com que a pista ficasse muito pesada, tinham valetas muito grandes e locais onde a terra estava fofa. Não tinha como um cavalo fazer uma paleteada ali e muito menos uma esbarrada, pois na certa iria se machucar”, comenta Felipe.

Benemídio: “Um alarde desnecessário”


Benemídio: cavalos valentes, mas ginetes, não





O presidente do NCCCC, José Benemídio Almeida, diz que foi um exagero. Segundo ele, a pista realmente apresentou defeito em função da chuva que caiu, pois depois da reforma não havia chovido ainda e, com a quantidade de água que caiu, não tinha como a pista ficar perfeita.


“Realmente tivemos este problema, mas já estávamos preparados para arrumar tudo e deixar em condições para que a classificatória ocorresse”, lamentou Benemídio. O NCCCC e o Sindicato Rural já haviam contratado a empresa Tonini Terraplanagem. “Os rolos compressores e retroescavadeiras iriam passar a noite toda trabalhando na pista. Duvido muito que não teríamos condições para fazer as provas”, falou Benemídio.


GINETES MEDROSOS - Benemídio foi categórico em dizer que conhece bem a raça crioula e afirma que já viu em plena pista em Esteio, durante as provas do Freio de Ouro, cavalos correrem e competirem no barro, com tombos e escorregadas. “Os cavalos crioulos são espertos, fortes, funcionais e preparados para este tipo de terreno. Mas ponho em dúvida a astúcia e coragem dos ginetes, que temeram entrar em uma pista que estaria em condições muito melhores que em outras localidades que eles já competiram”, indignou-se Benemídio. “Daqui a três anos vamos fazer novamente em Cachoeira e vamos provar que temos condições”, completou.


Embora as provas tenham sido transferidas para Santa Maria, Benemídio diz que as máquinas vão trabalhar na pista até domingo para deixá-la em condições à realização de provas. “Vamos terminar o trabalho que começamos. Não é a transferência que vai impedir de termos uma pista exemplar para rodeios”, falou Benemídio.

FRASE
“Não me arrependo do que fizemos, pois poderíamos fazer a classificatória e tentamos. Se não deu certo, é uma coisa, mas pelo menos tentamos fazer”
José Benemídio Almeida, presidente do NCCCC

ATENÇÃO
As provas do passaporte para o Freio de Ouro, que são apenas morfológicas, classificaram quatro animais entre 66 inscritos. O grande campeão dos machos foi o cavalo de Jacó Edmundo Waiand, Faceiro da Charqueada, da cidade de Vale Verde. O segundo colocado foi o cavalo Impacto do Pinhal, dos criadores Augusto e Horácio de Souza. Nas fêmeas, a égua Jarrita da Reconquista, do criador Marcelo Telechea Cairoli, de Alegrete, além de ter ficado em primeiro, foi escolhida a melhor exemplar da raça entre os 66 competidores. A segunda fêmea foi Estrela da Maya, de Zuleica Borges Torrealba, de Bagé.

Fonte: www.jornaldopovo.com.br



Remate Cabanha Dom Alberto



Fonte:www.identidadecampeira.blogspot.com.br

Promoção CD 25 Anos @jocacantor









Vai funcionar da seguinte forma, a frase mais criativa sobre o CD 25 Anos, ganha o próprio!!!


Exatamente, simples assim, só tem que ter a menção @jocacantor e tua frase já está concorrendo!


Tá valendo até o dia 13/06 quando vou divulgar a frase vencedora!


Combinado?


Mil gracias pela parceria de sempre!!!




Fonte: Joca Martins - Aí que eu me refiro!!!

Leonel Gomez no CTG Pedro Raimundo




Fonte:www.identidadecampeira.blogspot.com.br

Buenas e M'espalho dia 05/06 no Opinião

Silvério Barcellos e Xirú Antunes - Mercado Del Puerto








Fonte:www.identidadecampeira.blogspot.com.br

Postagens populares