OUÇA RÁDIO TERRA GAÚCHA

sábado, 27 de agosto de 2011

Diz um verso cantador, diz um verso cantador, digo Buenas e M’Espalho no meu destino cantor





Três amigos e uma flor: Cristiano Quevedo, Ângelo Franco, Érlon Péricles e Shana Müller, apresentaram na noite do dia 25 de agosto o repertório, do novo disco do Projeto Buenas e M’Espalho, o #Buenas_2. O Teatro Renascença em Porto Alegre foi o palco escolhido para este magnífico evento.
O público presente além de apreciar a boa música do Buenas, pode encantar os olhos com a admirável harmonia do show. Desde os efeitos de luzes e sonoplastia à descontração, cumplicidade e dos quatro amigos em palco.O Show foi conduzido através das ondas sonoras de um antigo rádio, disposto na lateral do palco. 
No repertório, podem-se destacar composições autorais, além da regravação de clássicos gaúchos e latino-americanos, a exemplo de Pilchas (de Luiz Coronel e Airton Pimentel) e Brasiliana (de Talo Pereira e Robson Barenho).
Um dos momentos mais emocionantes foi quando Shana Muller fez uma homenagem ao ator gaúcho Marcos Barreto recitou versos do “Diário de um louco” e em seguida interpretou o tango “Garganta Con Arena”. 
O nome do disco, #Buenas_2, foi a maneira encontrada por eles para ligar a arte regional a linguagem dos novos tempos, uma vez que desde o seu princípio o Projeto busca a comunicação da juventude da cidade com as temáticas da música nativa. Nesse caso, uma clara referência a linguagem das novas plataformas de comunicação como o Twitter.
O Show contou com: a Direção e Roteiro Diego Muller, a Direção Musical do acordeonista e produtor do disco Paulinho Goulart, além de Miguel Tejera (contrabaixo), Marco Michelon (bateria) e Felipe Barreto (violão).
O primeiro disco do Buenas e M” Espalho foi lançado em 2008 e conquistou o Prêmio Açorianos de Música. O disco #Buenas_2 está em fase de finalização e tem lançamento previsto para setembro de 2011. 

















Fonte: http://bahstidores.blogspot.com/
Fotos: Clarissa Moura

REGISTROS


Agradecemos a todos que estiveram presente neste show de pré lançamento do #Buenas_2, pelo carinho e estima. Em breve, o novo CD estará nas lojas.
Abaixo, alguns registros do Show.





 



Clics de Sandra G. Müller

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Agenda de Marcello Caminha - Setembro/2011




01 - ESTEIO - Expoínter 2011/Estand da empresa MERIAL - evento fechado.
09 - SANTA ROSA - Feira do Hortigranjeiro - 20:30h.
10 - ARROIO DOS RATOS - Restaurante La Estância - 22h.
13 - CANOAS - Semana Farroupilha de Canoas - 22h
15 - PORTO ALEGRE - Parque Harmonia/Galpão da GM - 22h - Participação: Mateus Rodrigues.
17 - BRASÍLIA - CTG Estância Gaúcha do Planalto - 22h.
18 - PORTO ALEGRE - Parque Harmonia - horário a definir.
19 - TAQUARA - Semana Farroupilha de Taquara - 20:30h.
22 - PORTO ALEGRE - Projeto Sarau no Solar - Solar dos Câmara - 18h.

Agenda de César Oliveira e Rogério Melo - Setembro/2011





02 - Show - Horário: 20h - Local: Expointer 2011 - Esteio/RS
03 - Show - Horário: 23h - Local: Mr. John Pub - Panambi/RS
06 - Show - Horário: 23h - Local: Absoluto Lounge - Ijui/RS
08 - Show - Horário: 23h30 - Local: Grêmio Tiradentes - Uruguaiana/RS
09 - Show - Horário: 23h30 - Local: V Feimate - Novo Barreiro/RS
10 - Show - Horário: 20h - Local: Praça Matriz - Muçum/RS
10 - Show - Horário: 23h45 - Local: Acampamento Farroupilha - Bento Gonçalves/RS
11 - Show - Horário: 16h - Local: Praça Municipal - Flores da Cunha/RS
11 - Show - Horário: 19h30 - Local: Pavilhões da Festa da Uva - Caxias do Sul/RS
12 - Show - Horário: 20h - Local: Ginásio do Coelhão - Guaíba/RS
13 - Show - Horário: 21h - Local: República Summer (antiga Degraus Eventos) - Rosário do Sul/RS
13 - Show - Horário: 23h30 - Local: Clube Juventude - Alegrete/RS
14 - Show - Horário: 21h - Local: Parque Jorge Deriva - Osório/RS
15 - Show - Horário: 20h30 - Local: Seminário Nossa Senhora de Fátima - Erechim/RS
16 - Show - Horário: 20h30 - Local: Centro de Eventos - Campinas do Sul/RS
17 - Show - Horário: 17h - Local: Largo da Prefeitura - Nova Prata/RS
17 - Show - Horário: 21h30 - Local: Acampamento Farroupilha - Porto Alegre/RS
17 - Show - Horário: 01h30 (madrugada) - Local: Parque da Fenarroz - Cachoeira do Sul/RS
18 - Show - Horário: 18h - Local: CTG Fogão Gaúcho - Taquara/RS
18 - Show - Horário: 23h45 - Local: Parque de Eventos - Xangri-lá/RS
19 - Show - Horário: 20h - Local: Praça Leonel Brizola - Alvorada/RS
19 - Show - Horário: 23h - Local: Parque Eduardo Gomes - Canoas/RS
20 - Show - Horário: 14h30 - Local: Acampamento Farroupilha -  Três Cachoeiras/RS
20 - Show - Horário: 21h - Local: Colégio Medianeira - Candelária/RS
21 - Show - Horário: 21h - Local: Haras Scopel - Chapecó/SC
24 - Show - Horário: 23h - Local: Sítio do Alemão - Araucária/PR
29 - Show - Horário: 21h - Local: 44ª Expofeira Agropecuária - Santa Maria/RS


Galpão Nativo reestreia na TVE com novos apresentadores e novo formato




Shana Müller e Leandro Cachoeira
Foto: Giovanni Rocha
O primeiro programa nativista da televisão do Rio Grande do Sul, Galpão Nativo, reestreia no domingo, 28/8, às 11h30min na TVE. Reestruturado a partir de uma visão ampla da cultura gaúcha, o clássico da emissora terá música, informação e debates sobre o tema.

O Galpão inicia um novo ciclo, promovendo o diálogo com a contemporaneidade ao mesmo tempo em que mantém a identificação com a diversidade da arte regional e com a simplicidade da cultura do homem do campo.

Além de continuar com as entrevistas e apresentação de músicos, o novo Galpão apresenta um roteiro mais dinâmico, incluindo reportagens filmadas em vários lugares do Rio Grande do Sul.
Novos apresentadores foram escolhidos para essa etapa. A dupla Leandro Cachoeira e Shana Müller mantém e amplia a identificação do público com a cultura do RS, na mesma medida em que propõe um olhar renovado e plural.

Leandro Cachoeira é compositor, cantor e criador do Tambo do Bando, projeto que renovou a estética da poética e da música gaúcha. Foi premiado em vários festivais do RS e excursionou nacionalmente. Cachoeira também tem experiência em gestão pública de cultura, tendo trabalhado em inúmeros projetos na Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

A cantora Shana Müller pertence à nova geração de artistas da cultura sul-rio-grandense. A artista, também premiada em diversos festivais, tem quatro discos lançados, e realizou shows em diversas cidades do RS, SC, PR, MS, Argentina e Uruguai. Como jornalista, Shana trabalhou no Jornal do Nativismo e na Rádio Rural.

A reestreia do Galpão Nativo contará um pouco da história do programa, apresentado durante 29 anos pelo poeta e compositor Glênio Fagundes e produzido por José Carlos Goularte, ambos aposentados em 2010. Cachoeira e Shana visitam, ainda, um bar no centro de Porto Alegre, onde entrevistam as atrações musicais Quartchêto e Luiz Marenco.


Informativo


Flyer lembrete.jpg

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Joca Martins em parceria com a Gravadora ACIT convidam você a partcipar da promoção "Bem Arreglado".

Joca Martins em parceria com a Gravadora ACIT convidam você a partcipar da promoção "Bem Arreglado".

Para participar é bem simples, mande uma foto para o e-mail jocacavalocrioulo@terra.com.br mostrando que és "Bem Arreglado", as três fotos mais criativas serão premiadas. Confira a letra da música em www.blogdojocamartins.blogspot.com

Os vencedores serão divulgados em primeira mão pela Juliana Spanevello, no Programa Pampa e Flor às 10h pela www.radiosul.net no dia 8 de setembro e posteriormente serão postados os nomes dos vencedores e as fotos no site da Acit e no blog do Joca Martins (http://blogdojocamartins.blogspot.com/).

Prêmios:

Primeiro lugar: O novo CD 25 anos + 1 camiseta ACIT + 1 KIT completo do Bolicho do Joca (camiseta,caneca, mouse pad Aí que eu me refiro)

Segundo lugar: 1 camiseta Aí que eu me refiro + 1 camiseta ACIT + 1 caneca

Terceiro lugar: 1 camiseta Aí que eu me refiro + 1 camiseta ACIT 




BUENAS E M ESPALHO


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

domingo, 14 de agosto de 2011

Pedro Ortaça, Luiz Marenco e Mano Lima




Novo CD de Joca Martins "Bem Arreglado"


,


“Bem arreglado” é o nome da música de trabalho do novo CD de JOCA MARTINS que será lançado em Setembro. Do espanhol "arreglar" (arrumar), regla (norma); expressão campeira muito usada na fronteira para elogiar ou descrever um potro bem iniciado na doma, um redomão arrumado no capricho, bem disciplinado.

Segundo Joca, “esta música homenageia a juventude de hoje que sabe ‘arreglar’ o nosso gauchismo aos dias atuais, fazendo com que nossos usos e costumes permaneçam vivos!”

E é assim, “bem arreglado” que JOCA MARTINS comemora seus 25 anos de trajetória na música gaúcha, reunindo grandes amigos e parceiros num CD e DVD gravados em julho, ao vivo, na Charqueada Santa Rita em Pelotas, com produção musical de João Marcos “Negrinho” Martins que será lançado pela Gravadora ACIT.

O repertório traz quatro regravações de músicas colhidas do acervo de canções originalmente gravadas pelo próprio cantor em festivais e outros trabalhos (O sábio do mate, Jesus Maria, Catedral e Tropilheiro); as demais composições são todas inéditas, compostas especialmente para este momento, reunindo compositores que já tem relação musical com os sucessos do cantor (a exemplo de Rodrigo Bauer, Anomar Danubio Vieira, Juliano Gomes, entre outros); além de abrir espaço a compositores da nova geração, buscando congregar amigos e fortalecer o elo entre todos os participantes do meio musical gaúcho na atualidade;

Joca comemora cantando ao lado de nomes como Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo, Marcelo Oliveira, Lisandro Amaral, Juliana Spanevello entre outros.

O CD estará disponível em Setembro, e o DVD tem lançamento previsto para o final do ano. Enquanto aguardamos, podemos apreciar “Bem Arreglado”, composição de Rodrigo Bauer e Piero Ereno, que abre o disco comemorativo aos 25 anos de estrada de Joca Martins. Confira!!!





Fonte: http://julianaspanevello.blogspot.com/

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

7º Esmeralda Canta Zé Mendes e 3º Festival de Música Nativista







O Festival Esmeralda Canta Zé Mendes, é um promoção da Prefeitura Municipal de Esmeralda, tendo como objetivo;
a) Valorizar a música de essência e raiz.
b) Promover o culto as tradições Sulriograndense.
c) Revelar novos talentos artísticos.
d) Incentivar a criatividade artística e a integração entre a comunidade esmeraldense e visitantes.
e) Divulgar o município de Esmeralda.

Inscrições até o dia 24 de outubro de 2011.

Premiação:

1º Lugar Troféu e R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).
2º Lugar Troféu e R$ 1.000,00 (um mil reais).
3º Lugar Troféu e RS 500,00 (quinhentos reais).
Melhor intérprete R$ 200,00 (duzentos reais).
Melhor instrumentista R$ 200,00 (duzentos reais).
Música mais popular R$ 300,00 (duzentos reais).



Fonte : http://www.identidadecampeira.blogspot.com/ 

Secretário de Cultura, não mexa no que está certo”


Coluna do João de Almeida Neto: “Secretário de Cultura, não mexa no que está certo”

O secretário estadual de Cultura, Luiz Antônio Assis Brasil, em entrevista publicada na edição de sábado do jornal Zero Hora, afirmou que o “estado não é só cultura campeira”. E quem disse que é???? De onde o secretário tirou essa???? O Rio Grande do Sul é ricamente diversificado, seja por raças, etnias, religiões, regiões.  Todas essas manifestações compõem um mosaico cultural riquíssimo, juntamente com a cultural rural, integrativamente, somativamente.
Revela o secretário que, para atender reivindicações pontuais de outros setores culturais, está redigindo um documento em que propõe discutir questões como a “hegemonia da cultura do homem do campo”, que, segundo ele, é metonímia.
Barbaridade! O raciocínio de que eventual obscuridade de outras linhas é culpa de quem fez o que tinha que ser feito para defender o que gosta é completamente equivocado.  Não é prudente que a administração pública, por seu agente da área cultural, culpe a cultura campeira pelas dificuldades de outros segmentos. Não é aceitável que o secretário venha  a público, em jornal de grande circulação, lançar censuras e jogar a opinião pública e a comunidade cultural contra as pessoas que operaram de forma produtiva.
A notoriedade da cultura campeira, seja pelas artes ou pelas festividades (rodeios, festivais, feiras) se dá em virtude da competência dos artistas e administradores dessa área. Houve tempo em que essa manifestação agonizava no ostracismo. Face ao trabalho competente e belo de artistas, intelectuais e abnegados, o que era considerado “coisa de grosso” ganhou os palcos e as ruas e hoje acompanha uma multidão de pessoas que assumem e vivenciam o nosso folclore. No artesanato, na pintura, nos carros – ouvindo música gaúcha -, nos bailes, ou nos shoppings – tomando mate.
A cultura rural não tomou espaço de ninguém. Conquistou o seu. Com talento e eficiência. Não há hegemonia nem metonímia. Há trabalho, dedicação e aceitação popular. E esse trabalho que tanto frutos trouxe à cultura rural deve servir de exemplo. Os resultados positivos devem causar orgulho, não ressentimentos e suposições de antagonismos.
O que realmente é necessário, e o Rio Grande do Sul há muito clama por isso, é o surgimento, na administração pública, de pessoas competentes e de visão larga que, sem mexer no que está dando certo, encontrem soluções para as áreas desprestigiadas ou em dificuldades. Para plantar açucenas não é necessário pisar nas rosas.

Fonte: http://radioterragaucha.blogspot.com
Fonte: 

Postagens populares